História de Campo Alegre contada pelo professor e escritor José Kormann

 

 

 

Campo Alegre terá sua história contada pelo professor e escritor José Kormann, que no ano de 2017 lança o livro História de Campo Alegre, será uma coleção de três volumes. Kormann contou que por muito tempo recolheu informações e fontes históricas referentes à história campo-alegrense, mas estava esperando uma oportunidade real para organizar o material, e começar a escrever.

 “Consegui durante muitos anos colher muitas informações e fotos, devido a isso iremos lançar uma coleção com três volumes. Em primeiro lugar para reduzir o preço para venda, e em segundo para não ficar muito difícil para leitura”, diz o professor.

Kormann explicou que o primeiro livro tratará de gênese da comunidade campo-alegrense, bem como sua história intimamente interligada à cidade de São Bento do Sul. “No primeiro volume deixarei claro minha visão sobre a contestação de terras entre Santa Catarina e o Paraná, associado a idéia de que São Bento foi a primeira fundação catarinense do planalto norte, e o Paraná tratava a localidade como parte de suas jurisdição. Digo isso porque nessa época Campo alegre ainda era um distrito da cidade são-bentense, e estava envolvida nessa discussão”, afirmou Kormann.

Sobre o segundo volume da trilogia, o professor falou que tratará da história de Campo Alegre propriamente dita, já como município e comunidade independente. Os pontos mais destacados do segundo livro serão a emancipação política campo-alegrense, aspectos econômicos, crenças e religiões. “Não podemos deixar de citar as variadas características da sociedade de Alegre, e também instalação da fábrica de cerveja e a produção de erva mate” disse o autor.

No terceiro volume o autor irá fazer uma breve observação sobre a situação atual do município. “Para o ultimo livro quero retratar um pouco do que é, e o que poderá vir a ser Campo alegre. Será dado destaque para as atividades turísticas, gastronômicas, cachoeiras, chácaras, festa (principalmente a festa da ovelha), ao artesanato, e a toda área verde”, contou Kormann.

O professor falou ainda que o primeiro livro está pronto e editado, e os outros dois estão prestes a serem regidos, pois as informações estão todas organizadas e revistas. Kormann destacou a parceria com o professor Celso Crespin Carvalho, que ficou responsável pela ilustração e fotografias das obras em questão. “Celso tem um papel importante na confecção desse livro, ele é uma pessoa com muita criatividade, desde o começo não mediu esforços em ajudar”, falou Kormann.

Segundo o professor a idéia de escrever sobre a história de Campo Alegre era antiga, mas o ânimo surgiu com mais intensidade quando ele recebeu um telefonema da Secretaria da Cultura do município, perguntando sobre a possibilidade da confecção de uma obra com essas características. “A ideia é que o primeiro volume seja vendido já na festa da ovelha no dia 18 de março desse ano”, afirmou o escritor. Além disso, o livro será comercializado em livrarias e pelo próprio autor.