Agroindústria abre oportunidade de crescimento profissional e impulsiona o comércio

A agroindustrialização é um ciclo virtuoso, beneficiando associados, cooperativas, consumidores e comunidades

O perfil econômico e social do município vai mudar com o surgimento da agroindústria. Um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Campo Alegre, Epagri e agricultores, foi finalizado na tarde de quinta-feira, 05, e irrigará a economia local com a cooperativa industrial de agricultores.  Possibilidades de ascensão social e crescimento profissional acompanham o processo. “Seria melhor se tivesse vindo antes”, essa é a frase que os agricultores pretendem proferir nos próximos anos. E não há dúvidas que esse será o início de um a transformação para todos os produtores que apoiam o projeto.

“Pretendemos abrir a Agroindústria até o final deste ano”, conta o secretário de Desenvolvimento, Edilson Prucknescki. “Nesta última reunião convocamos os agricultores e fechamos o número mínimo de cooperados, aproximadamente 25, que darão início aos trabalhos”, explica. Foram escolhidos os representantes do conselho administrativo e fiscal, onde os cargos de presidente e vice-presidente ficaram, respectivamente, para Alírio Pacheco e Maurício Derevievicz. O nome escolhido foi Cooperavita – Cooperativa de Agricultores de Frutas e Verduras de Campo Alegre.

Cada agricultor vai contribuir com um valor de R$ 400,00 iniciais para abrir a empresa. Os agricultores que quiserem aderir à cooperativa posteriormente terão um investimento maior e deverão passar pela aprovação destes que iniciaram e confiaram na ideia inovadora. A agroindústria vai produzir conservas e geleias e pretende também fazer a polpa de morango e tomate. “Vendendo o produto já industrializado, tiramos o atravessador, gerando mais lucro para o produtor”, diz o secretário empolgado com a conquista. “O lucro é dividido proporcionalmente com o produtor”, finaliza. O projeto também vai facilitar a vida do produtor que vende seus produtos para instituições que necessitam nota fiscal, pois com a empresa aberta, todos terão o CNPJ e poderão efetuar recibo com nota fiscal.

A estratégia de apostar na agroindustrialização busca trazer benefícios em várias frentes ao cooperativismo. Desde alternativas de produção até uma maior estabilidade de renda aos associados. “É um ciclo virtuoso do investimento agroindustrial, com a produção de itens para o varejo que abrem novos mercados e ampliam a força econômica das cooperativas, que deixam de ser vulneráveis às variações das cotações internacionais dos produtos agrícolas”, revela o engenheiro agrônomo, Gilson Brunnquell. “Essa é a grande mágica do cooperativismo”, pondera. “É a somatória das economias individuais, transformando resultados coletivos para a melhoria das condições de renda e de vida de milhares de pessoas.”