Reunião mensal aconteceu na terça

Na manhã de terça-feira, aconteceu a reunião mensal do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). Conselheiros e representantes de entidades e associações, do poder público e da sociedade civil, discutiram a pauta repleta de projetos para o mês de agosto. A reunião aconteceu em sala do espaço cultural Sirley Maria Neumann Johanson.

Entre as discussões, a escolinha de futsal da APE esteve no centro por alguns momentos. Os conselheiros consideraram a possibilidade de haver critério de nota e frequência na escola para que os alunos participem como já acontece na escolinha de futsal da Unimed. O objetivo é que não aconteça casos de alunos que supostamente têm frequentado os salões de jogos em horários que deveriam estar em sala de aula. O conselho vai averiguar se há problemas desta natureza acontecendo, já que tais projetos são financiados pelo Fia – Fundo da Infância e Adolescência.Também foi tratado do repasse de R$ 200,00 para a Igreja do Evangelho Eterno devido a um projeto que está sendo desenvolvido com crianças e adolescentes. “Já pensamos em repetir a dose no próximo ano, pois a mudança de comportamento dos jovens é visível”, relatou a responsável presente, Mônica Merkle.

Foi ainda lembrado durante a reunião que o Conselho deve organizar o Fórum da Família em Campo Alegre. Na seqüência, a secretária de finanças Eliane Friedrich expôs as informações da solicitação dos recursos do FIA destinados à FECAMPO. Considerando que a prefeitura já havia destinado o valor de R$ 4.000,00 para o FIA, com o fim de repassá-lo à FECAMPO, o repasse foi aprovado pelos conselheiros. A próxima ação do Conselho será elaborar um plano de ação no município para o ano de 2013, o que deve ser feito pela presidente do Conselho, Maricler Virmond, junto ao setor de finanças da Prefeitura.