Prefeito é aplaudido e elogiado por lideranças e população

Na noite de quinta-feira, 27, a pedido da vereadora da oposição Ana Lúcia Piske, foi realizada uma audiência pública para esclarecer questões referentes a compra do Hospital São Luiz, de Campo Alegre. O evento iniciou às 19:00 hrs no auditório municipal e contou com a participação de autoridades e um público aproximado de 500 pessoas, que lotaram o espaço. Após ser questionado pela compra do imóvel e acusado de deficiências no projeto o prefeito Rubens Blaszkowski subiu no palco e definiu em um belo discurso a sua preocupação e intensão em manter o Hospital aberto para toda a população campo-alegrense. Quem esteve presente sentiu orgulho da atitude e pode perceber o empenho de toda a equipe administrativa para conseguir, em menos de 6 meses de gestão, esta conquista histórica para o município.

No início do evento as autoridades presentes, deputados e representantes, ressaltaram a dificuldade da saúde e o pequeno repasse que é dado ao município, criticando fortemente o Sistema Único de Saúde, que na teoria é muito bonito e na prática é muito deficiente. O deputado Antônio Aguiar, também médico, explanou as dificuldades do profissional que não tem reajusta há anos. E o deputado Darci de Matos reforçou o discurso enfatizando que o problema do Brasil é Brasília, onde após as ocorrências das últimas semanas fizeram em 2 dias o que não foi feito em 2 anos.

Após a abertura, em uma apresentação de slides, a secretária de saúde municipal, Carolina Telma, e a assessora jurídica atual, Nayra Ramos, com o ex-assessor jurídico e responsável pela assessoria durante a compra do imóvel, Manolo Del Olmo, explanaram todo o processo de compra e justificaram ação de forma que todos os presentes puderam entender que esta foi a melhor saída encontrada. Na explanação ficou claro que o valor pago foi abaixo do valor de custo, e que também estarão recebendo os bens imóveis do hospital como doação. Contrários ao que foi debatido na rádio local pelo ex-prefeito municipal, Vilmar, que afirmou que faria uma desapropriação, o assessor jurídico, esclareceu que seria inviável e mais caro se tomassem esse processo. Desta forma, Manolo deixou claro a todos os presentes que tudo foi feito com os mínimos cuidados e que esta é uma conquista para toda a população, respondendo com altura as críticas que circulavam pela cidade e enfatizando a coragem da administração atual.

Durante a audiência foram feitas perguntas pela plateia, prontamente respondidas, e houve a participação da palavra livre. Na palavra livre discursos marcaram a noite, como o do médico e também ex-prefeito, Manoel Rodrigues Del Olmo, que parabenizou a ação e relembrou que este pedido é antigo e que não foi feito em administração anterior por falta de vontade e ressaltou: “A prefeitura não está comprando um hospital endividado, como muitos da região”. Também compareceram na palavra livre o vereador Zezo Munhoz, parabenizando o prefeito, o campo-alegrense, João Nilson Venera, que evidenciou que a conquista trará desenvolvimento até mesmo econômico para o município e a moradora de Campo Alegre, Sra. Nádia Scheffer, que relembrou o passado e a luta das irmãs para ofertar um hospital limpo e referência, e mais, com uma laço familiar para o município.

A audiência foi um sucesso para a cidade e que sirva como exemplo para outros debates. Fica o mérito para o presidente da Câmara de Vereadores , Raul Johansos, e sua equipe, que trabalharam para proporcionar um evento formal e adequado para todos.