Agricultores campo-alegrenses iniciarão plantio de morangos

Na tarde de quarta-feira, agricultores campo-alegrenses que almejam iniciar o plantio de morangos reuniram-se com o secretário de Desenvolvimento econômico, Edilson Pruckneski e o engenheiro agrônomo Gilson Brunnquell. Alguns dos interessados visitaram as plantações de morangos no município de Araucária há um mês, onde puderam conhecer a estrutura de produção, distribuição e vendas dos morangos.

Durante a reunião, Brunnquell ressaltou o compromisso com o agrônomo de Araucária, Márcio Zielinski, que será o responsável pelo suporte técnico. “O transporte dos produtos entre as propriedades é por conta dos produtores. Apenas o escoamento da produção para mercados e feiras é de responsabilidade do Zielinski”, lembrou. Em Araucária, os produtores conheceram propriedades, as quais ficavam responsáveis desde o plantio até a embalagem das frutas. Na central de distribuição coordenada pelo agrônomo, para onde os produtos são direcionados, passa pelo crivo da qualidade e recebe o selo de inspeção, sendo liberado para comercialização. “Lá, os produtores foram aconselhados a começar as plantações com poucas mudas e aumentar gradativamente de acordo com o crescimento das vendas”, explica Pruckneski.

Para início, 15 produtores aceitaram o desafio de plantar morangos em suas propriedades, totalizando uma plantação inicial de 50 mil pés. As mudas vêm da Argentina, região da Patagônia, e são encomendadas por Zielinski. A época de plantio inicia em maio. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e o Sindicato Rural.