Comtur de Campo Alegre realizou última reunião do ano

O Conselho Municipal de Turismo de Campo Alegre (Comtur) realizou a última reunião do ano, na tarde de quarta-feira. A secretária de Turismo, Marília Crispi de Moraes, e a coordenadora, Samille Kestering, apresentaram um resumo das principais ações desenvolvidas nos últimos quatro anos, nas áreas de divulgação, capacitações, eventos, melhorias, fluxo turístico, turismo rural e de aventura.

Na abertura do encontro, Marília agradeceu a participação dos conselheiros e de alguns membros da comunidade que, mesmo não fazendo parte oficialmente do Comtur, estiveram presentes em várias reuniões e contribuíram com suas opiniões. “Prefiro classificar esse nosso último encontro como de agradecimento e não de despedida”, afirmou Marília já no início de sua exposição. A secretária destacou a excelente acolhida que teve pela comunidade campo-alegrense e enfatizou a importância do Comtur. “A participação dos conselheiros foi fundamental para as conquistas obtidas nos últimos anos no setor turístico”, afirmou.

Entre as melhorias sugeridas pelo Comtur e efetivadas, Marília citou a implantação de lixeiras, a revitalização da Campo Alegre em Feira com investimento de R$ 100 mil do governo federal e a implantação da sinalização turística, com instalação de 155 placas, totalizando R$ 113.103,30, dos quais R$ 97.500,00 vieram do Ministério do Turismo.

No setor de eventos, a secretária comentou o crescimento da Festa Estadual da Ovelha. “Em 2009 o público foi de 50 mil pessoas, com 4,9 toneladas de carne de ovelha consumidas. Este ano, chegamos a 65 mil pessoas, aproximadamente, e comercialização de 13 toneladas de carne ovina”, expôs. O Festival de Inverno e a atração de outros eventos, como o Encontro de Opalas, Mitsubishi Outdoor, Orientação, Encontro de Buggies, também foram destaque. “Quanto mais eventos, mais pessoas conhecem Campo Alegre e acabam retornando depois”, observou a turismóloga Samille Kestering. Outra conquista foi o fortalecimento da marca Campo Alegre, através da criação de uma logomarca e distribuição de 17 mil adesivos.

Representantes do turismo rural agradeceram o apoio da prefeitura ao setor e destacaram que Campo Alegre já se tornou uma referência do setor na região.

Como próximos desafios do Comtur, Marília citou a necessidade de se implantar um sistema de controle do fluxo turístico, com a colaboração de hotéis, pousadas e outros empreendimentos. “Hoje só temos como acompanhar o fluxo de visitantes que passa pelo Posto de Informações Turísticas, que, sabemos, é uma mínima parte do total de turistas que vêm a Campo Alegre”, explicou a secretária. O fluxo de turistas no Posto de Informações cresceu 53% de janeiro a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Outro assunto que vai merecer a atenção do Comtur e dos próximos gestores em 2013 é o Circuito das Araucárias de Cicloturismo. “Agora que o circuito já está pronto e recebendo turistas, precisará de ampla divulgação por parte dos quatro municípios envolvidos”, comentou Samille. “Já recebemos vários cicloturistas e todos se encantam com a quantidade de atrativos da nossa região”, contou Cristina Pauli, proprietária da pousada Casa Antiga.

Ao final da reunião, Marília pediu a colaboração de todos com o próximo gestor de turismo a fim de que Campo Alegre continue se desenvolvendo e recebendo cada vez mais visitantes.