Outubro Rosa & Semana da Saúde Bucal movimentam Campo Alegre

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo planeta. O nome é relacionado à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Em Campo Alegre, a vice-prefeita Alice Grosskopf, durante seu mandato de 30 dias, simpatizou-se pelo movimento e juntamente com a equipe administrativa, abraçou a causa, desde então diversas palestras, exames e atendimentos foram realizados pelos profissionais da saúde em vários locais do município.

Segundo a Secretária de Saúde, Rosana Emilia Greippel, até nesta sexta-feira (26) os exames preventivos de câncer de mama e colo de útero, não precisam ser agendados, basta que as mulheres procurem o Posto de Saúde Central e realizem o exame, tudo de forma gratuita. Em Fragosos, enfermeiras realizaram palestras na empresa PKC Group, para aproximadamente 50 funcionárias, sendo que estas, foram incumbidas de repassar as informações para as demais colaboradoras. Nas demais localidades, equipes do PSF também levaram informações para os moradores.

Já nas escolas e creches municipais, a educação também abordou o tema, de acordo com a Secretária de Educação, Ângela Hubner, as professoras e alunos realizaram diversas atividades em salas de aula, como a confecção dos laços rosa, que é o símbolo do movimento, e a criação de cartazes. “Desde cedo nossas crianças estão tendo a oportunidade de conscientizar as mães sobre a importância do exame preventivo, pois quanto mais cedo for o diagnosticado, maiores serão as chances de cura” afirmou Ângela.

Semana da Saúde Bucal

Em virtude do dia do Cirurgião Dentista, comemorado no dia 25 de Outubro, estes e diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram a Semana Da Saúde Bucal. Ao todo, mais de 2000 kits contendo escovas de dente e pasta, foram distribuídos nas escolas municipais, além de uma grande mobilização realizada no Calçadão da Cascatinha, onde várias pessoas puderam fazer o exame preventivo do câncer bucal, adquirir um kit escovação e ouvir dicas sobre higiene bucal.

O prefeito Vilmar Grosskopf, agradece a parceria e o apoio da CONDOR que forneceu gratuitamente os kits de escovação, bem como parabeniza todos os dentistas pela passagem do seu dia.