Crianças de Campo Alegre aprendem Capoeira

Graças a um projeto aprovado no Edital de Apoio à Cultura de Campo Alegre, um grupo de 30 crianças e adolescentes está aprendendo, gratuitamente, a arte da Capoeira. As aulas acontecem aos sábados, na escola Maria José Bernardes, com o professor Robson Gonçalves (Sagui). A princípio, o projeto previa 20 vagas, mas a procura foi maior e Robson resolveu aceitar dez alunos a mais.

No último sábado, os alunos campo-alegrenses participaram pela primeira vez de uma Roda de Capoeira. A atividade reuniu também os mestres Padilha (Andrei Padilha) e Vermelho (Fernando Rank), além de alguns alunos da Associação Conceição da Praia, de São Bento do Sul. “Foi um momento importante para as crianças, pois tiveram contato com outros capoeiristas mais experientes”, explica Gonçalves.

Aos alunos campo-alegrenses Sagüi ensina alongamentos, exercícios de aquecimento, cantigas, movimentos básicos da capoeira e movimentação de roda. “No próximo ano espero que o projeto seja novamente aprovado para que os alunos possam continuar evoluindo no aprendizado da capoeira”, afirma a Secretária de Cultura, Marília Crispi de Moraes.

O grupo de Capoeira recebeu R$ 3 mil através do Fundo Municipal de Cultura, recursos destinados ao pagamento do instrutor, compra de uniformes para as crianças e de um pandeiro para ajudar no acompanhamento das cantigas. Os mestres Vermelho e Padilha entraram na roda com os alunos de Campo Alegre e elogiaram a iniciativa. “É sempre bom ver mais pessoas aprendendo a capoeira”, destaca Vermelho.