De 2 a 8 de julho, durante o Festival de Inverno,é desaconselhável fazer dieta em Campo Alegre. Todos os restaurantes da cidade e algumas entidades elaboram cardápios especiais para comemorar a chegada da estação mais fria do ano. Pinhão, carne de ovelha echocolate são alguns dos principais ingredientes utilizados.
Entre as opções de sopas estão as mais tradicionais, como de galinha caipira e de bucho, até as mais sofisticadas, como a sopa no pão. Para beber, não faltam vinhos, chocolate quente, cafés elaborados e o quentão. Nos dias 7 e 8 de julho (sábado e domingo), haverá café colonial, com produtos de Annelore Kohlbeck, a “Lola”, na Saca (Sociedade Amigos de Campo Alegre).
Para manter a tradição da “Capital Catarinense da Ovelha”, a carne ovina está presente em diversos pratos, como espetinho de cordeiro, ovelha no vinho, chapeada, carré de cordeiro, ovelha no brejo, churrasco e no fogo de chão. A relação completa do Festival Gastronômico está disponível no site www.campoalegre.sc.gov.br.
A programação do festival inclui apresentações de teatro, dança, roda de violeiros, feira do livro, desfile de moda inverno, exposições e apresentações musicais. No dia 7 (sábado) o show principal traz o grupo Tchê Garotos. O acesso a todas as atrações culturais, inclusive aos shows, é gratuito.
Oficinas gratuitas
O Festival de Inverno também oferece mini-cursos de arte, artesanato, culinária e cultivo de orquídeas. A maioria das oficinas é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (47) 3632-7328 ou diretamente na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17 horas.