Banda de Campo Alegre recebe novos instrumentos

A Banda Musical de Campo Alegre, a “Bamuca” recebeu esta semana os novos instrumentos musicais adquiridos com recursos do Ministério da Cultura, através da Funarte, por meio do Edital Pró-Cultura de Apoio à Banda de Música. O investimento total foi de R$ 25 mil.

Na manhã de terça-feira, o maestro José Sluminski, o prefeito Vilmar Grosskopf e os alunos que ensaiam no centro viram de perto as aquisições. Com a chegada dos instrumentos novos, será possível ampliar e aperfeiçoar o trabalho da Bamuca. “Além de melhorar o instrumental dos alunos que já estão há mais tempo na banda, será possível dar início a uma fanfarra também no distrito de Bateias de Baixo”, afirmou o prefeito. O município pagará o salário do instrutor de música.

As aulas em Bateias devem iniciar em maio e a etapa de cadastramento dos interessados já começou. A Secretaria de Cultura já investe cerca de 13.500,00 por ano para manter as aulas da banda no centro e em Fragosos.A secretária de Cultura, Marília Crispi de Moraes, que ajudou a elaborar o projeto da banda para concorrer ao edital, conta que já houve uma reunião com a comunidade de Bateias de Baixo para explicar aos pais como funcionarão as aulas da nova fanfarra. “O maestro estará em Bateias às segundas-feiras e teremos, a princípio, 35 vagas”, observa. O projeto foi encaminhado à Funarte em dezembro de 2010. “No ano passado aconteceram as etapas de avaliação e no final de 2011 recebemos a notícia da aprovação”, conta Marília.

Com os recursos federais, a Bamuca adquiriu 12 caixas (tarol), 6 surdos, 6 bumbos, 8 pares de pratos, uma bateria completa e 27 instrumentos de sopro, entre trompetes, clarinetas e saxofones. “Também compramos acessórios como talabartes e baquetas para reposição”, afirma Elaine Munhoz, coordenadora de Cultura e secretária da Bamuca.

A Banda Musical de Campo Alegre iniciou suas atividades em 1986 e, desde sua fundação, tem a regência do maestro José Sluminski. Em 2009, houve implantação de um núcleo de educação musical no distrito de Fragosos. Ao todo, cerca de 70 pessoas, a maioria jovens entre 10 a 20 anos, já participam das atividades musicais. O grupo realiza apresentações nas principais datas festivas do município, em cidades vizinhas e também já se apresentou no Chile.