PROERD presente nas escolas municipais de Campo Alegre.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.) surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.
No município o programa iniciou em 2003 e já formou mais de 2589 crianças. Atualmente as aulas são realizadas todas as terças na escola Jerônimo Francisco Coelho Pacheco em Fragosos. Nas quintas na E.M.E.B Maria Jose no centro, e toda sexta nas escolas Paulo Fuckner e Argemiro Gonçalves.
Em Campo Alegre e região, os policiais Saulo Rodrigo de Freitas, Danilo Reny Gonçalves e Irineu Woginiack Junior, são os mentores do programa. Saulo destaca que em virtude de uma parceria com a Comfloresta, todo material didático contendo livro, lápis e camiseta são distribuídos de forma gratuita para as crianças.
Um diferencial para este ano é que as ações do programa estão envolvendo também crianças do 1º ao 4º ano. Segundo Saulo, usando uma carga horária menor e uma linguagem compatível com as classes poderemos obter avanços ainda maiores, afirmou. Na primeira semana de Julho deste ano esta agendada a formatura dos alunos de Campo Alegre.
Em resumo o PROERD consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.