Produtores recebem mudas de eucalipto

A prefeitura de Campo Alegre destinou 39.515 mudas de eucalipto para 197 produtores rurais. A ação faz parte do conjunto de programas de incentivo ao pequeno agricultor e tem como objetivo ampliar a geração de renda no campo, além de ajudar na preservação de mata nativa. A madeira reflorestada serve para alimentar estufas de fumo, além da utilização em cercas e outras obras de infraestrutura das propriedades.

Cada produtor recebeu 200 mudas, produzidas pelo Viveiro Raiser, em Campo Alegre. “A variedade escolhida é a Benthamii, mais resistente à geada”, explica o engenheiro agrônomo Gilson Brunnquell.

Para o agricultor Mauro Engler, de Bateias de Baixo, as mudas distribuídas pela prefeitura reforçam sua área de reflorestamento. “Já tenho uns dois mil pés de eucalipto plantados, a gente sempre precisa de lenha para secar o fumo”, comenta.  Valdonei Jonk tem plantação de fumo em parceria com o pai. “Este ano estamos com 180 mil pés de fumo e já temos dez mil pés de eucalipto plantados”, conta. É a primeira vez que Valdonei recebe as mudas da prefeitura. “Sempre é uma economia para quem produz”, declara.

O prefeito Vilmar Grosskopf conversou com os agricultores pela manhã e desejou a todos uma boa safra. “Além das mudas de eucalipto, temos outros programas, como o da fruticultura, do milho, batata-salsa, calcário que vêm dando excelentes resultados”, afirmou.

Para participar dos programas de incentivo, o agricultor precisa apresentar bloco com, no mínimo, três notas tiradas no ano anterior, CPF e carteira de identidade, além de ter como principal fonte de renda a agricultura.