Campo Alegre inaugura CRAS

O prefeito Vilmar Grosskopf iniciou a semana inaugurando o primeiro Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do município. O centro funcionará, inicialmente, na Casa da Amizade, através de parceria com a Associação de Senhoras de Rotarianos de Campo Alegre. Um projeto para construção da sede própria, em frente ao ginásio de esportes, já foi aprovado pelo Ministério de Desenvolvimento Social, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Mauro Mariani, e aguarda a liberação dos recursos.

No Cras vão atuar uma assistente social com carga horária de 40 horas semanais, um psicólogo, um terapeuta ocupacional e um agente administrativo. A estrutura é necessária para manter o Paif (Programa de Atenção Integral à Família), que desenvolve ações e serviços básicos para famílias em situação de vulnerabilidade social, além de prevenir situações de risco.

O secretário de Saúde, Deodato Hruschka, explicou que o modelo adotado por Campo Alegre é do tipo 1, para cidades com até 20 mil habitantes. “Nossa abrangência será de até 2500 famílias e, obrigatoriamente, devemos atender pelo menos 500 famílias por ano”, afirmou. O atendimento não se restringe aos moradores da área central, pois a equipe também fará deslocamentos a comunidades do interior.

Deodato agradeceu a parceria do Rotary Club, o empenho da equipe que trabalhou no projeto, além dos vereadores, pela aprovação da contratação de mais uma assistente social. “Se não tivéssemos conseguido viabilizar o Cras, o município perderia cerca de R$ 60 mil/ano em recursos para a assistência”, observou.

O prefeito Vilmar Grosskopf também destacou o apoio da Associação das Senhoras de Rotarianos como fundamental para a concretização do Centro de Referência. “Engana-se quem pensa que este é um lugar para dar o peixe, ao contrário, vamos auxiliar as famílias mais necessitadas e ensiná-las a pescar e, para isso, também estamos investindo em cursos de capacitação”, destacou Grosskopf. O prefeito citou outras iniciativas como o investimento de mais de 23% da receita em saúde, inauguração de academia ao ar livre, programas de incentivo ao produtor rural e vinda de novas empresas como formas de melhorar a qualidade de vida da população.

A presidente do Rotary, Edith Maricler Virmond, destacou que a entidade tem 24 anos de serviços prestados a Campo Alegre e que é uma honra colaborar mais uma vez com a comunidade.