Paraíso Limpo prossegue em Campo Alegre

Mais uma etapa do Programa Paraíso Limpo ocorreu, no sábado. Desenvolvida pela prefeitura, em parceria com a Defesa Civil e secretaria de Obras e Meio Ambiente e secretaria de Educação, a ação já recolheu cinco toneladas de materiais.

Moradores, empresas e comércio separam o lixo. No sábado, moradores de parte do bairro Cascata e Vila Cedro foram beneficiados com a coleta. Durante toda manhã, um caminhão da Prefeitura e a equipe envolvida no programa percorreram os dois bairros coletando aproximadamente três toneladas de materiais.

De acordo com o prefeito Vilmar Grosskopf, a coleta seletiva tem como objetivo preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida do cidadão, apoiando a limpeza da cidade e dos rios e, desta forma, contribuindo para melhorar a imagem turística do município.

Para o prefeito, a participação dos moradores na coleta seletiva ajuda a promover a educação ambiental, reduzir a disposição de materiais nas ruas e bueiros, evitando enchentes e doenças, além de elevar os índices de reaproveitamento e reciclagem dos materiais, promovendo a redução da extração dos recursos naturais.

A Coordenadora da Defesa Civil, Maria de Lourdes Padilha, explica que, para colaborar, basta a população separar o lixo reciclável (papel, papelão, metais, vidros, plásticos, entre outras embalagens) em apenas um recipiente e prestar atenção nos horários e dias de coleta. É importante evitar a contaminação dos materiais, lavando as embalagens.

Materiais como papel higiênico, fraldas e lenços descartáveis, absorventes e outros resíduos contaminados não são passíveis de reciclagem, portanto devem ficar com o lixo que vai para o Aterro Sanitário. Nova etapa do paraíso Limpo deve ocorrer ainda em 2010, com data e bairro a serem definidos.