Festival de Inverno oferece delícias de dar água na boca

Frio combina com boa comida. Em Campo Alegre, o Festival de Inverno oferece pratos especiais até domingo. Os restaurantes da cidade elaboram cardápios próprios para o evento. As opções variam do tradicional café colonial e da típica carne de ovelha aos queijos, vinhos, crepes francesas e fondue.

No restaurante A Toca, o cardápio traz tainha recheada com camarão e pinhão, ovelha no brejo, batata suíça, foundue, truta sopas, salsa entreverada, paçoca de pinhão, churrasco de ovelha e o saboroso quentão. O restaurante Egon serve ovelha no vinho, no almoço até quinta-feira e, no jantar, sopas diversas. No sábado, a dica é a feijoada e, no domingo, paçoca de pinhão e bolinho de ovelha. Sopa de bucho é a atração da Lanchonete Souza, na sexta-feira, e a Lanchonete Duvoisin faz sopa caseira na quarta.

Carré de cordeiro, crepes, queijos e vinhos são a especialidade do Dom Camponês, às margens da SC 301. No domingo, a partir das 16 horas, ocorre o Sarau de Poesias “Uma chama entre versos” e quem declamar um poema paga apenas metade do preço no café colonial. Em Bateias de Baixo, o restaurante Velho Armazém oferece sopa de galinha e de bucho, com reserva, na quarta-feira.

Cordeiro assado, entrevero e feijoada são os pratos especiais do Restaurante do Ita para o almoço de sábado. No mesmo dia, o restaurante Cachorrão serve almoço com entrevero e paçoca de pinhão. O Saint Gallen abre para almoço e jantar, de sexta a domingo, e serve carneiro à francesa e doces especiais.

Um Festival de Sopas é a atração gastronômica do Salão da Igreja Luterana, no dia 9 de julho. Quem gosta de doces não pode deixar de experimentar a torta de requeijão com chocolate e a nova bebida quente Sensação em Calda da Pauli Pães e Doces.  No final de semana, o Sweet Home Café serve seu tradicional café colonial, com destaque para o strudel de maçã.

Praça de Alimentação

No final de semana, as atrações musicais e culturais do Festival de Inverno concentram-se no Calçadão da Cascatinha, por isso, a Praça de Alimentação terá espetinho de cordeiro, chuleta, cordeiro grelhado e no fogo de chão, linguicinha de ovelha e salada. No galpão anexo ao Calçadão haverá café colonial com produtos da Lola, uma das doceiras mais tradicionais da cidade. Todas as opções gastronômicas do festival estão disponíveis no site www.campoalegre.sc.gov.br.