Mais livros esperam por leitores

Adultos que reclamam da falta de bons livros para espantar o tédio nos dias frios precisam conhecer o acervo da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, em Campo Alegre. Há poucos dias, mais 193 livros, a maioria romances de consagrados autores da literatura nacional e mundial, juntaram-se às estantes da biblioteca. A doação foi feita pela psicóloga Sandra Faria, proprietária do Sítio Desiderata.

Entre as obras doadas estão livros de Ítalo Calvino, Milan Kundera, Virgínia Woolf, Lya Luft, Umberto Eco, Marina Colassanti e Jorge Amado. “O Xangô de Baker Street” e “O homem que matou Getúlio Vargas” também estão na lista.

Outra novidade são os exemplares de revistas de circulação nacional doadas pelo Ministério da Cultura. As publicações trazem amplas reportagens sobre temas bem atuais, como o desastre nuclear de Fukushima, destaque da revista Fórum de abril, ou os confrontos da Líbia, no Le Monde Diplomatique Brasil. Cult, Piauí, Raça Brasil e Caros Amigos também integram o conjunto. Para os adolescentes e educadores, as revistas Viração, Almanaque de Cultura e Carta na Escola são boas opções. A Rolling Stone de março traz matérias especiais com Elton John e Milton Nascimento.

O controle de empréstimos da biblioteca pública mostra que a maioria dos frequentadores são crianças e adolescentes. “Há muitos livros bons à espera de leitores adultos. Se os filhos veem os pais lendo, sentem-se motivados a ler também”, afirma a coordenadora de Cultura, Elaine Munhoz. Os 400 livros recebidos em doação este ano somados aos mil exemplares doados pelo Ministério da Cultura em 2010 tornam o acervo da Biblioteca Cruz e Sousa apto a atender os mais exigentes leitores.  

A partir de maio, a Biblioteca Pública vai desenvolver uma série de ações de incentivo à leitura. “Pretendemos fazer uma pareceria com escolas do interior para levar os livros para empréstimo aos estudantes, pois sabemos que é difícil se deslocarem ao centro”, conta Elaine.

 A carteirinha da biblioteca é gratuita e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h às 17h.