AMUNESC Grosskopf assume a presidência

O prefeito de Campo Alegre, Vilmar Grosskopf, assumiu sexta-feira a presidência da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Como vice-presidente assumiu o prefeito de Balneário Barra do Sul, Antonio Rodrigues. A solenidade de transmissão de cargo da nova diretoria da Amunesc e do CIS/Amunesc ocorreu no auditório da entidade, com presença de prefeitos de municípios que compõe a associação, autoridades e convidados.
Grosskopf assumiu o comando da associação no lugar do prefeito de Rio Negrinho, Osni Schroeder. Na oportunidade também foi empossado o presidente da Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amunesc), vice-presidente, Conselho Fiscal Efetivo e Conselho Fiscal Suplente.
Neste período de um ano no cargo, Grosskopf já definiu que sua prioridade será mapear as regiões dos nove municípios atingidos pelas enchentes e tratar de encontrar soluções. Deve ser concretizada então a proposta para a criação de uma Comissão Permanente para Catástrofes. O objetivo é pressionar os deputados estaduais, deputados federais e senadores para que viabilizem recursos para os projetos que serão desenvolvidos nos próximos meses para a contenção de enxurradas. O novo presidente da Amunesc tem um perfil de que não vai aliviar com os parlamentares.

Desafios

Determinado na busca por seus objetivos o presidente empossado sabe que seu maior desafio será a busca de recursos para viabilizar o saneamento básico na maior parte dos municípios que integram a Amunesc. O problema não é apenas a falta de recursos, mas a pressão do Ministério Público sobre a associação. No ano passado, um representante do MP promoveu uma reunião com os prefeitos e avisou que se até 2012 os nove municípios não estiverem com índices considerados apropriados na área de saneamento básico, serão aplicadas penalidades. Em resumo, só resta um ano para que os projetos comecem a sair do papel.
Vilmar Grosskopf sabe que não será uma missão fácil, mas já traçou como meta buscar saneamento e controle das enxurradas. Grosskopf enfatiza que a união faz a força e é este simples ditado que resume o maior objetivo de municípios estarem consorciados. Segundo o presidente empossado, buscar alternativas de problemas que são comuns muitas vezes para todos os municípios, podem, ser estudados, debatidos e resolvidos de forma ágil. “Assumo mais um compromisso, e este com certeza de muita responsabilidade. A somatória de nossos municípios tem sem duvida uma representatividade muito grande para nosso Estado”, disse.