Campo Alegre inicia elaboração de plano de habitação

Elaborar um Plano de Habitação de Interesse Social do Município para estabelecer as diretrizes a serem seguidas nos próximos anos, em Campo Alegre, é o objetivo do trabalho que começou a ser realizado na noite de quarta-feira, no Espaço Cultural Sirley Johanson. O plano integra as exigências do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, que propõe as políticas públicas do setor. A participação da comunidade é importante para definir, por exemplo, que áreas do município receberão novos conjuntos habitacionais, tipos de moradias necessárias e prioridades.

O município contratou uma empresa, a Degraus Arquitetos Associados, para coordenar a elaboração do plano. “São profissionais bem experientes, que já executaram o mesmo trabalho em outras cidades”, observa o engenheiro Laércio Telles, presidente do Conselho Municipal de Habitação. Na próxima semana ocorrem reuniões nos bairros e distritos para debater o assunto com a comunidade. No dia 13, segunda-feira, a reunião ocorre em Bateias de Baixo, no salão da igreja católica. Na terça, é a vez de Fragosos, também no salão da igreja e, na quarta-feira, a reunião ocorre em Bateias de Cima, na escola Paulo Fuckner. A reunião do dia 16 será no bairro Bela Vista, no centro comunitário Irmã Verônica, e na sexta-feira, com os moradores do centro, no Espaço Cultural. As reuniões iniciam sempre às 19 horas.

Investimentos

Em Campo Alegre já foram construídas 75 moradias de interesse social, das quais 52 foram entregues na atual gestão. O município tem perspectivas de obter recursos de R$ 2,1 milhões, através do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento), para investir em mais 55 unidades para famílias que estão em áreas de risco. “Passamos na primeira fase e, na última viagem a Brasília, o prefeito entregou novos documentos solicitados”, explica Telles.

O prefeito Vilmar Grosskopf destaca a importância da participação dos habitantes de Campo Alegre na elaboração do plano municipal. “É um planejamento para todo o município, que precisa ser construído coletivamente, de forma democrática e é isso o que desejamos”, comentou.