Campo Alegre realizou Conferência Municipal de Saúde

A saúde esteve em debate no último sábado, em Campo Alegre. Aproximadamente 70 pessoas participaram da Conferência Municipal a fim de discutir propostas nas áreas de organização da atenção básica e saúde bucal. O secretário municipal de Saúde, Deodato Hruscka e as odontólogas Vera Lúcia Oliver e Jéssica Fischer apresentaram os temas e, em seguida, os participantes formaram quatro grupos de trabalho para discutir as proposições.

Entre as sugestões está a criação de uma lei que obrigue as escolas a realizarem a escovação dentária diária. Os grupos também solicitaram a ampliação das áreas atendidas por agentes de saúde; implantação de academias ao ar livre e criação de conselhos locais em cada bairro ou localidade a fim de alcançar maior integração da comunidade com a secretaria e conselho de saúde e o conselho municipal de saúde. Os participantes também sugeriram atividades integradas entre saúde, educação,  APP´s (Associação de Pais e Professores) e Defesa Civil priorizando saúde bucal, higiene, postura, educação sexual, alimentação, limpeza e coleta de entulhos e material reciclável.

Os participantes também enfatizaram a importância de programas educativos e preventivos já existentes, como grupos de hipertensos, gestantes e diabéticos e sugeriram a inclusão de grupos de alcoolismo e tabagismo.

Ao final da conferência, houve elaboração de duas moções ao ministério da Saúde. Uma solicita a aprovação da PEC 29 (Proposta de Emenda Constitucional) a fim de destinar mais recursos federais para o setor e a outra pede a realização anual de mutirões de cirurgias eletivas de catarata, adenóide, hérnia, entre outras. “Os mutirões serviriam para diminuir a grande demanda represada nos municípios no SUS”, observa o secretário Deodato Hruschka.

O prefeito Vilmar Grosskopf elogiou a participação da comunidade nas discussões. “Os assuntos relacionados à saúde envolvem toda a população, por isso é importante que as lideranças comunitárias opinem sobre as prioridades”, destacou.