Agricultores recebem 38,6 mil mudas de eucalipto

Evitar o corte de mata nativa é o principal objetivo do Programa de Distribuição de Mudas de Eucalipto para produtores rurais. Com uso de madeira reflorestada para as necessidades da propriedade rural, o agricultor não agride o meio ambiente e tem melhores condições de manter a reserva de mata nativa. Na manhã de quarta-feira, os agricultores foram à prefeitura buscar a autorização de retirada da mudas. São 200 eucaliptos por produtor, um total de 38,6 mil mudas,  beneficiando 193 famílias.

A agricultora Maria de Lourdes Kerscher, de Bateias de Cima, já tem um hectare de reflorestamento plantado. “A gente sempre precisa de lenha e madeira, então isso é uma boa economia que a gente faz”, afirmou. Já Renata Grosskopf, que se dedica ao cultivo de produtos orgânicos, vai usar o eucalipto que já tem para construir uma estufa. “Assim, posso proteger as plantas no inverno e melhorar a produtividade”. Com as mudas que ganhou este ano, Renata renova o plantio para compensar o corte.

Deonísio Schlogel, morador do Salto, dedica-se à plantação de milho e soja. “Já tenho eucalipto plantado e a gente precisa ir renovando, para nunca faltar na propriedade”, explica.

O prefeito Vilmar Grosskopf informou que, além do programa do eucalipto, também haverá, na sexta-feira, a distribuição de mudas de erva-mate. “É um programa novo sugerido pelo Conselho Municipal de Agricultura e que estamos implantando em parceria com a Cooperativa de Produtores de Mate de Campo Alegre”, disse. Para Grosskopf, os programas de incentivo à agricultura têm contribuído para manter o produtor rural no campo, como provou o resultado do último Censo do IBGE. “Temos mais de 40% das famílias na área rural”, observa.

Este ano a variedade de eucalipto utilizada é a Benthamii, mais resistente ao clima frio, de crescimento mais rápido e com bom desempenho tanto para lenha quanto para madeira. As mudas foram adquiridas em um viveiro campo-alegrense, na localidade de Lajeado. Para lenha e palanques, o eucalipto está pronto para o corte entre 5 a 6 anos. Para madeira, a média é de 10 anos.  “O eucalipto responde bem à adubação, por isso, se a terra for calcariada ou adubada, o crescimento da planta é bem mais rápido”, explica o engenheiro agrônomo Gilson Brunquell.

Reunião do Conselho

O Conselho Municipal de Agricultura reúne-se na próxima quarta-feira, às 8 horas, no Espaço Cultural Sirley Johanson. Em pauta, além do balanço das atividades realizadas durante o ano, está a discussão de programas de incentivo para 2011. “A participação de todos é importante, para que possamos definir o planejamento do próximo ano”, afirma o presidente do CMA.