Campo Alegre realiza Seminário de Turismo

“Caminhos do Turismo Sustentável” é o tema do 2º Seminário de Turismo de Campo Alegre, que ocorre na terça e na quarta-feira (9 e 10/11), a partir das 18h30, no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson. Com entrada gratuita, o evento tem como objetivo envolver a região nas discussões sobre cicloturismo e turismo rural.

O primeiro dia do seminário abordará os Rumos do Cicloturismo no Brasil, pois os quatro municípios integrantes do Consórcio Quiriri, São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho, preparam-se para implantar um circuito em 2011. Os diretores do Clube de Cicloturismo do Brasil, Rodrigo Telles e Eliana Garcia, fazem a primeira palestra da noite. Ademir Winkelhaus, gestor e um dos idealizadores do Vale Europeu, referência em cicloturismo no país, falará da experiência com o primeiro roteiro do Brasil, planejado para ser percorrido de bicicleta.

No segundo dia do seminário, haverá apresentação de cases locais de Turismo Rural, com a participação de proprietários da Pousada Casa Antiga, Rancho das Cabras e Armazém Dona Francisca/Chácara Richardora. A historiadora e mestre em cultura Maria Ivonete Peixer atuará como mediadores no debate, além de contribuir com sua experiência na área.

A última atividade do encontro, dirigida pela turismóloga Elaine Borges Scalabrini, mestre em Desenvolvimento Regional, será a revisão do Plano de Desenvolvimento Turístico de Campo Alegre, pois o plano anterior é de 2003. “Será o momento de opinar e sugerir estratégias e prioridades para o futuro do turismo em Campo Alegre, por isso todo cidadão interessado deve participar”, afirma Marília Maciel, Secretária Municipal de Turismo.

Os participantes do seminário recebem certificado e ainda podem visitar a exposição de produtos artesanais e coloniais. Mais informações pelo telefone (47) 3632-7328 ou pelo e-mail turismo@campoalegre.sc.gov.br.