Público da Festa da Ovelha consumiu 8,7 toneladas de carne

O Calçadão da Cascatinha, no centro de Campo Alegre, ficou lotado durante todo o domingo. A 12ª Festa Estadual da Ovelha atraiu cerca de 60 mil pessoas, cinco vezes a população do município que é de 12 mil habitantes, segundo dados da Comissão Organizadora. O consumo de carne de ovelha superou a estimativa dos organizadores e chegou a 8,7 toneladas. Conforme o presidente do Núcleo dos Ovinocultores, Dário Hübner, foi preciso recorrer ao estoque reserva, pois se esperava uma demanda de 7 mil quilos. “Isso representa 3.800 quilos a mais que na festa do ano passado”, comemora Hübner.

Nos três dias de festa, o público teve acesso gratuito a shows, apresentações musicais e culturais. Cerca de 100 barracas espalhadas ao longo do Calçadão venderam artesanato e produtos alimentícios. Trinta empresas ocuparam espaço para expor veículos e implementos agrícolas.

Na manhã de domingo as ruas centrais de Campo Alegre foram tomadas pela largada do 1º Encontro de Trilheiros, com a participação de 263 pilotos de motos e quadriciclos. Eles percorreram uma trilha de 60 km pelo interior do município. Na rua Benjamin Constant houve o desfile festivo em comemoração aos 113 anos da cidade. Estudantes e professores mostraram as curiosidades de Campo Alegre, como a extração de caulim, o cultivo da erva-mate, matéria-prima da indústria cerâmica, o caminho do Peabiru, belezas naturais, lendas e detalhes sobre a agropecuária, especialmente sobre a ovinocultura.

O Governador Luiz Henrique da Silveira almoçou na Festa da Ovelha no sábado, em companhia do prefeito de Campo Alegre, Vilmar Groskopf, do deputado Mauro Mariani e do Secretário Abel Schroeder, da 25ª SDR de Mafra. A rainha da festa, Érica da Cruz, acompanhada das princesas Maquiele Casanova e Daiane Derenievicz recepcionaram o governador.

Aposta na qualidade

A exposição de ovelhas contou com 95 animais. O técnico em ovinocultura  credenciado pela Associação Brasileira de Criadores, Anildon Ribeiro, de Curitibanos, destacou a evolução do rebanho campo-alegrense. “Os criadores campo-alegrenses apostaram na qualidade e agora estão tendo o retorno que merecem”, afirmou. Para Ribeiro, o município concentra diversas cabanhas que trabalham com raças puras, além de contar com criadores com longa experiência no manejo dos animais.

O expositor Rodrigo Martins veio de Canoinhas. Ele é proprietário da cabanha Ouro Verde, com 60 matrizes e especializada no fornecimento de reprodutores com preço médio de R$ 1.300,00. “Já participei de todas as edições da Festa da Ovelha e esta é, sem dúvida, a de maior público”, comentou.

Roberto Beck e Áureo Merkle, da cabanha Beck´s Ecke, trouxeram oito reprodutores e 14 fêmeas para a exposição. Eles trabalham com as raças Ille de France e Texel, ideais para a produção de carne. “Os cordeiros vão para o abate entre os cinco e oito meses”, conta Merckle. “O peso varia entre 35 a 40 kg”, completa.

O bom preço da carne ovina no mercado e a demanda crescente animam os produtores. O preço médio da carne de ovelha é R$ 12,00 o quilo, mas as partes nobres como o carré francês, extraído do lombo e sem osso, chega a ser vendido por R$ 50,00. “E mesmo assim a procura é grande, pois no varejo comum já vi carré a R$ 79,00 o quilo”, conta o ovinocultor.

Na próxima semana, a comissão organizadora da festa reúne-se para avaliar o evento e começar a planejar a edição de 2011. “A cada ano o público é maior e isso aumenta nossa responsabilidade”, afirma o prefeito Vilmar Grosskopf. “Felizmente temos uma comunidade bem participativa, que se envolve na realização da festa e está sempre pronta a colaborar”, afirmou.

Mais fotos em: http://www.campoalegreturismo.com.br