Campo Alegre adota frentes de trabalho para recuperar estragos das chuvas

A equipe de Obras da prefeitura de Campo Alegre atua em quatro frentes de trabalho para recuperar ruas danificadas pelas chuvas de verão e também na preparação da cidade para a Festa Estadual da Ovelha, que ocorre em março. Um total de 40 servidores participam da operação especial organizada pelo prefeito Vilmar Grosskopf e pelo chefe do departamento de Obras, Clodoaldo da Rosa.

Segundo o prefeito, os quatro grupos trabalham simultaneamente e alguns serviços são executados mesmo nos finais de semana. É o caso da colocação de tubos, nas proximidades do rio da Geada, na estrada que liga a Fragosos, programada para a manhã de sábado. “O trânsito ficará interditado pela manhã, nas proximidades do britador da prefeitura”, explica Grosskopf. “Os motoristas terão que desviar pela Serrinha e Salto”, completa.

Além do grupo que trabalha na colocação de tubos, outra equipe cuida da extração e distribuição de saibro pelas estradas do interior. O município alugou uma escavadeira para garantir maior agilidade na retirada de material das saibreiras.

Outro grupo trabalha no patrolamento. Durante a semana, os trabalhos de manutenção aconteceram na região de Campinas, Cubatão e Laranjeiras. “São as áreas onde as estradas foram mais afetadas pela temporada de chuvas e o serviço continua na semana que vem”, observa Clodoaldo da Rosa.

A quarta frente de trabalho tem a missão de limpar canteiros, praças, jardins para deixar a cidade ainda mais bela para a Festa Estadual da Ovelha, nos dias 19, 20 e 21 de março. “Contamos com a colaboração dos cidadãos campo-alegrenses para que também façam a sua parte embelezando seus jardins e limpando terrenos baldios”, observou o prefeito. O Calçadão da Cascatinha, onde as fortes chuvas haviam arrancado partes do calçamento, já foi plenamente recuperado.

Ponte e bueiros

Em Bateias de Cima, a ponte que dá acesso a Papanduvinha foi totalmente reconstruída, a fim de garantir segurança, sobretudo aos usuários do transporte escolar.

Na região de Rio Represo a equipe de obras trabalha na colocação de tubos de diversas espessuras e bueiros. “Várias casas foram atingidas pelas enchentes nessa região do Rio Represo e essas obras visam a prevenir novos alagamentos”, conta a coordenadora de Defesa Civil do município, Maria de Lourdes Padilha. Os próximos dias, conforme Grosskopf, serão de trabalho ainda mais intenso e de muita torcida por dias de sol.