Campo Alegre estuda implantação de Sistema de Inspeção Municipal

O prefeito Vilmar Grosskopf reuniu-se com representantes da Vigilância Sanitária, Agricultura, Turismo, Finanças e Assessoria Jurídica para discutir a implantação do SIM (Sistema de Inspeção Municipal) em Campo Alegre. A reunião também tratou de regulamentação do uso de espaços públicos para feiras e outros eventos.

Com a implantação do SIM e adequação dos produtores às normas exigidas, é possível comercializar produtos de origem animal e vegetal em estabelecimentos comerciais do município. Outra alternativa em estudo é a adesão ao Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária), que permitiria a comercialização em âmbito federal. “Para o Suasa há intenção de uma ação regional, por isso a tendência é que iniciemos pelo SIM”, opinou o prefeito.

Os órgãos inicialmente envolvidos vão trabalhar na elaboração de uma proposta de sistema de inspeção a ser apresentada para o Conselho Municipal de Agricultura. A ação também envolve produtores que exploram o turismo rural, através da venda artigos artesanais como biscoitos e geléias. “Vamos buscar  a participação dos produtores nos debates sobre a implantação do sistema”, afirmou o prefeito.

Durante a reunião também ficou estabelecido que o município buscará parcerias com associações para estabelecer normas de funcionamento de feiras e eventos que comercializem produtos coloniais em espaços públicos. A participação de órgãos como Epagri e Cidasc também é fundamental, segundo Grosskopf, para o bom funcionamento do sistema de inspeção.