Festival de Inverno festejou o frio com muita música

Estrela principal da festa, o frio marcou presença no 6º Festival de Inverno, mas não tirou a empolgação de quem participou dos shows e da programação cultural. A comissão organizadora do evento não pode fornecer número exato de público porque as atrações ocorreram  em vários espaços simultaneamente. No Calçadão, onde se concentrou a maioria dos atrativos, cerca de 6.500 pessoas se aglomeraram para o show de Ivonir Machado e os Novos Garotos, na noite chuvosa de sábado.

O Encontro das Etnias, realizado no salão da Sociedade Amigos de Campo Alegre, durante a tarde de sábado, reuniu cerca de duzentas pessoas para apreciarem dança folclórica e música. No mesmo local foi servido café colonial. De segunda a sexta-feira, o Festival de Inverno recebeu aproximadamente 500 pessoas para as oficinas de arte, artesanato, gastronomia, fruticultura, cultivo de orquídeas e vitivinicultura. Outras 600 pessoas estiveram presentes às peças teatrais apresentadas na quarta e quinta-feira, no encontro de violeiros e na apresentação da banda municipal e coral infantil.

Ainda não há um balanço do movimento nos restaurantes que participaram do Festival Gastronômico, oferecendo pratos especiais durante toda a semana do festival. A manhã de domingo foi reservada para o Encontro Ecumênico, que reuniu representantes e fiéis de diversas igrejas. A partir do meio-dia, o público cantou  e dançou com grupos musicais da região. A Banda Cenecista São José, de Rio Negrinho trouxe seus 60 componentes para mostrar uma hora de melodias e evoluções. O show de encerramento ficou por conta da Banda S/A de Itajaí.

Desfile

Os artesãos de Campo Alegre mostraram toda a sua criatividade através de um desfile de roupas e acessórios confeccionados em pura lã de ovelha. O bom acabamento, as cores e a qualidade dos artigos artesanais impressionaram turistas como Maria Helena de Souza, que veio de Joinville. “São peças maravilhosas e muito aconchegantes”, observou.

Barracas também ofereceram o melhor do artesanato de Campo Alegre e região, além de produtos agroecológicos, como geléias, doces, biscoitos, hortaliças, legumes e outras guloseimas, a exemplo do bombom de pinhão.

O prefeito Vilmar Grosskopf afirma que o Festival de Inverno vem se consolidando a cada ano e caminha para se tornar um evento cada vez maior. “A exemplo da Festa da Ovelha, é um evento que traz bons resultados porque conta com a participação, com o envolvimento de nossa comunidade, das entidades, da iniciativa privada, do governo estadual, enfim, resulta de uma grande e esforçada equipe”, destacou. Elizabeth Kestering,  presidente da Fecampo (Fundação Educacional de Campo Alegre), entidade promotora do Festival juntamente com a prefeitura, enxerga no evento uma oportunidade de divulgar os atrativos do município e, ao mesmo tempo, propiciar lazer e entretenimento para a comunidade local. A comissão organizadora deve se reunir na próxima semana para avaliar o evento e começar a planejar o festival de 2010.