Festival de Inverno traz shows com entrada franca no fim de semana

A partir desta sexta-feira o Calçadão da Cascatinha, no centro de Campo Alegre, oferece diversas apresentações culturais e shows com entrada franca. A banda Sonatas faz o show de abertura, depois da apresentação da Banda Municipal, às 19h30. No sábado, as apresentações culturais começam às 14 horas com corais, Greicy, Rafael e  Jacques, banda 80 Eras e o grupo Viola e Canção. Ivonir Machado e os Novos Garotos fazem show às 20 horas. No domingo, as apresentações musicais começam ao meio-dia, com o grupo Gaitaço Fandangueiro, seguido pela Banda Cenecista São José, Grupo Vocal A Quatro, o bandoneonista Márcio Brosowsky e Os Xerifes. O show de encerramento, a partir das 18 horas, será com a Banda S/A, de Itajaí.

O Calçadão da Cascatinha contará com parque inflável, venda de artesanato, praça de alimentação, feira do livro e mateada. Para homenagear as etnias que compõem a diversidade de culturas campo-alegrense, acontece no sábado, a partir das 14 horas, o Encontro de Etnias. Além de apresentações de dança e música, haverá café colonial, no Salão da Sociedade Amigos de Campo Alegre (SACA).

Na Casa da Cultura, uma exposição de artes plásticas mostra obras do escultor Otto Schuhmacher, Vani Wibbelt e Valéria Busch Antônio. No mesmo espaço está a exposição de fotografias de Norma Figueiredo, 83 anos. A exposição fica aberta até sábado, das 9 às 18 horas.

A programação diversificada do Festival de Inverno atrai pessoas de todas as idades e também de outros estados, como a família Martins, de Santo André-SP. “Estamos passando as férias em São Bento do Sul, soubemos da roda de violeiros que aconteceu na segunda-feira e viemos conferir. Gostamos muito”, afirmou Thomázia Moraes Martins.

Água na boca

Restaurantes de Campo Alegre prepararam um Festival Gastronômico de dar água na boca. Todos os dias há pratos especiais e típicos do inverno.A Toca vai servir sopas, salsa entreverada, paçoca de pinhão, churrasco de ovelha, pizza de pinhão e sopa no pão.

Na sexta e sábado, o Velho Armazém, em Bateias de Baixo oferece sopa de bucho e de galinha com macarrão caseiro, além de pirogue, um pastel típico polonês, recheado com requeijão, e quentão. O Restaurante Egon serve ovelha no vinho.

A maior diversidade de pratos do Festival Gastronômico concentra-se no sábado e no domingo. Truta defumada e grelhada compõem o prato principal do Restaurante Denise. O Pharadox oferece caldo de peixe, moqueca, frutos do mar e feijoada mineira. Sopa de Mocotó com feijão branco é o prato da lanchonete Quente & Frios. O restaurante Cachorrão prepara o entrevero com paçoca de pinhão e o Salão da Comunidade Evangélica Luterana oferece um Festival de Sopas. O Julimar fará galinha recheada e língua ao molho. Na Trilha dos Carroções o destaque é o cordeiro orgânico servido no buffet e a Lanchonete Lá no Ney fará ovelha na grelha. O Núcleo de Ovinocultores  faz ovelha na brasa e chuleta e a Associação de Criadores de Ovinos Paraíso da Serra oferece linguicinha de ovelha, espetinho de cordeiro e chuleta de ovelha grelhada. Confira a programação completa no site www.campoalegre.sc.gov.br.