Campo Alegre promove projeto “CORES DA TERRA”

O Projeto “Cores da Terra” tem o objetivo de ensinar a aplicação de tinta à base de terra para que a própria população faça uso do produto em suas casas. Conforme Cida Margotto, técnica em Meio Ambiente “a nossa atitude diária é que fará a diferença para a sobrevivência do planeta, que pede socorro”.

A terra utilizada pode ser tanto argilosa quanto arenosa, dependendo do resultado desejado. Misturas feitas com solos argilosos resultam em paredes finas e lisas, enquanto os arenosos são ideais para texturas.

As mais antigas formas de expressão humana foram registradas por meio da arte. A pintura pré-histórica, encontrada em cavernas e sítios arqueológicos, representa cenas do cotidiano primitivo. Desta época origina-se o hábito de usar terra, em particular a argila e suas possibilidades de cores para pintar. A técnica evoluiu ao longo dos séculos e ganhou um espaço na pintura de casas em comunidades rurais e mais recentemente, nas artes plásticas.

Este projeto possui grande importância cultural, ao atuar como forma de resgate de um costume antigo, valorizando o que já era considerado ultrapassado, além de promover inclusão social e estimular auto-estima da população. Sendo assim, a interação com a comunidade é essencial para o projeto.
De acordo com Anôr Fiorini, professor e coordenador do projeto e responsável pelo Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), “a tinta a base de terra não deixa a desejar com relação aos produtos industrializados. Ao contrário, apresenta vantagens com o fato de não agredir a natureza, ser antialérgica, não possuir cheiros, além de ser acessível á população de baixa renda, como também possui alto poder de cobertura”.

É com a proposta de ver globalmente e agir localmente que a Prefeitura Municipal de Campo Alegre, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, juntamente com a Sra. Cida Margotto, proprietária da futura Vinícola e Café Campeiro, estarão realizando o curso na Escola Municipal da localidade de São Miguel, situado às margens da SC 301. O curso será gratuito e ministrado pelo professor Paulo César dos Santos, de Minas Gerais, e acontecerá nos dias 10 e 11 de março de 2008, das 08:00 às 11:00 horas e das 13:00 ás 16:00 horas. As inscrições serão limitadas e poderão ser feitas na Casa da Cultura com Andressa ou Samille. Maiores informações pelo telefone (47) 3632-2490 ou pelos e-mails andressa@campoalegre.sc.gov.br e turismo@campoalegre.sc.gov.br.