CERIMÔNIA SOCIAL DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO DO PROGRAMA SAÚDE COM AGENTE

Foi realizada nesta terça-feira (13) no Espaço Cultural “Sirley Maria Neumann Johanson” a Cerimônia Social de Conclusão do Curso Técnico do Programa Saúde com Agente.

O Programa vem para apoiar os Estados e os Municípios no processo de formação técnica dos agentes comunitários de saúde, cumprindo o compromisso do governo federal em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o conselho nacional de Secretarias Municipais da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para o oferecimento de curso técnico em agente comunitário de saúde, para os agentes comunitários de saúde  e curso técnico em vigilância em saúde, com ênfase no combate às endemias, para os agentes de combate às endemias.

A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso contou com a presença da Prefeita Municipal Alice Bayerl Grosskopf, da Secretária de Saúde do Município Rosana Emília Greipel, da preceptora do curso e Chefe do Serviço da Unidade Central de Saúde Cristiane Pereira de Souza Treml,  Dr. Tércio Egon Kasten, Presidente do Instituto Santé e o Sr. Alaor Hansen, Diretor do Hospital São Luiz, dos Agentes Comunitários de Saúde, familiares e demais convidados.

Durante seu pronunciamento a Prefeita Alice falou da importância dos profissionais para o Município. “Vocês são o elo entre a população e a saúde Municipal, muitas vezes passam mais tempo com outras famílias do que com a de vocês”. A Prefeita destacou também a importância da presença dos familiares e amigos neste momento, “ que momento lindo poder ver as famílias e amigos de vocês aqui comemorando essa conquista, obrigada a todos aqui presentes isso é o mais importante”, destacou.

A Secretária de Saúde Rosana Emília Greipel em suas palavras lembrou que já no início da gestão em 2021, um dos pedidos dos profissionais foi quanto às capacitações e formações, assim como também a remuneração dos Agentes Comunitários a qual também foi atendida em 2002 com a aplicação do piso nacional. “Esse momento é único, o que vocês conquistaram nesses meses de curso, o conhecimento é de vocês isso vai ficar para sempre, obrigado pelo excelente trabalho que vocês realizam com toda nossa população, parabéns a todos”, finalizou.