BETTER TOGETHER

O Projeto Better Together (Melhor Juntos!) é um projeto interdisciplinar que vem sendo desenvolvido há três anos na EMEB Paulo Fuckner, de Bateias de Cima nas disciplinas de Língua Inglesa, Arte, Ciências do Fundamental II e Ciências das Séries Iniciais. Neste ano o projeto foi desenvolvido entre os meses de março e novembro e teve como público alvo os alunos do pré ao 9º ano.

As professoras participantes deste ano foram Sonia Bernado, Joceline Linzmeyer, Roberta da Cruz, Cleidiane Munhoz, Amanda Fuckner e Daniele Silva. Neste ano a produção não teve os resultados esperados, o que foi interessante e levado à discussão, pois muitas coisas interferiram, principalmente os fatores climáticos. Foram feitos quatro plantios de vegetais, os quais foram utilizados na merenda escolar. Os alunos da professora Cleidiane plantaram milho e repolho! Nas aulas de inglês, os sétimos anos plantaram brócolis, alface, couve-flor, abobrinha, cebolinha e salsinha, as quais foram utilizadas nas receitas de Ação de Graças em novembro. O 9º ano iniciou a plantação de lavanda e mantiveram o espaço organizado na medida do possível. O 8º organizou lixeiros ecológicos para o espaço de leitura ao ar livre, trabalharam sobre a importância do meio ambiente e reaproveitamento de materiais. O 6º ano deu sequência à produção de morangos iniciada em 2023. Nas aulas de Arte, os alunos produziram um protótipo de composteira para ser utilizado em 2025. Os alunos do 4º ano e do 5º ano, orientados pela professora Roberta, se dedicaram à produção de chás.

O projeto Better Together foi apresentado no MoFICA pelas alunas Luna Cavicchioni do 9º ano e Kemilly Coelho do 8º ano, elas levaram ao público o desenvolvimento e metas alcançadas nestes anos de aplicação, mesmo ele não sendo um projeto científico.

O diferencial do projeto é que ele nasceu para incentivar a leitura e tem sido alcançado este propósito, pois as mesas e bancos são utilizados com frequência para leituras ao ar livre e atividades pedagógicas.

O Better Together tem uma página no Instagram que atualiza as atividades realizadas, por meio da social media do projeto, Renata Godois dos Santos, do 9º ano, Os alunos pretendem dar sequência ao projeto e esperam parcerias em 2025.

Texto Profª Sonia Bernado.