MAIS UM ANO COM AS OFICINAS MAKER – ROBÓTICA, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE CAMPO ALEGRE

Nesta segunda-feira (29), a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf recebeu em seu gabinete a Secretária de Educação Luciana de Fátima Alves Ferreira Rodrigues e os representantes do SESI/SENAI, a Gerente Executiva do Vale do Itapocu e Planalto Norte, Joyce Cristhine Zellmer Fietz Coordenadora de Educação Básica e profissional SESI/SENAI e o Agente de Relacionamento SESI/SENAI, Leonardo Jose Hermes de Oliveira para assinatura do contrato para a realização das aulas de robótica, oficinas maker e empreendedorismo para alunos da Rede Municipal de Ensino do Município.

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre vai oferecer gratuitamente no contraturno escolar aos estudantes dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, as Oficinas Maker – Tecnologia e Robótica Kids e Teens e Oficinas Maker – Empreendedorismo e Inovação nas unidades de ensino da rede, visando melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências.

Além das oficinas que já foram oferecidas no ano de 2022 e 2023 Maker Tecnologia e Robótica neste ano a novidade é a Oficina Maker – Empreendedorismo e Inovação que será iniciada do 1º ao 9º ano.

Serão atendidas 17 turmas, ou seja, aproximadamente 450 alunos nos polos: EMEB. Paulo Fuckner de Bateias de Cima, EMEF. Marise Neneve Cordeiro de Bateias de Baixo, EMEB. Maria José Duarte Silva Bernardes no Centro, EMEB. Bela Vista Professora Zilka de França Hasselmann no bairro Cascatas e EMEF. Jerônimo Francisco Coelho Pacheco em Fragosos.

De acordo com a Secretária de Educação Luciana, a robótica educacional vai muito além da construção de projetos e programação de robôs, ela proporciona um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. “No mundo da tecnologia, para conseguir se comunicar com eficiência, certos padrões lógicos devem ser seguidos. Se, por acaso, uma seqüência de códigos não for desenvolvida corretamente, o projeto não responderá de acordo, então o aluno se depara com uma situação que precisará ser resolvida, a fim de cumprir o desafio proposto, destaca”. Se tem uma coisa pela qual os empreendedores são reconhecidos, é por colocarem a mão na massa. Tirar as coisas do papel e fazer acontecer é algo característico dos empreendedores e do movimento Maker. Dessa forma, a Cultura Maker é um ótimo jeito de gerar oportunidades para os novos e antigos empreendedores. Você pode aprender a desenvolver novos produtos procurando inspirações na área.

Oficinas

1º ao 5º ano – OFICINA MAKER ROBÓTICA KIDS sendo dividida em Oficina Maker – Tecnologia e Robótica Kids e Oficina Maker – Empreendedorismo e Inovação.

6º ao 9º ano – OFICINA MAKER sendo dividida em Oficina Maker – Tecnologia e Robótica Teens e Oficina Maker – Empreendedorismo e Inovação.

Rodrigo Munhoz

Assessor de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de Campo Alegre