Simulação de busca e salvamento em Campo Alegre e região

O Grupo de Resgate em Montanha de Joinville que faz parte Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública – antiga Defesa Civil, está participando da organização de um grande simulado de operação de busca e salvamento em região de montanha e mata. As simulações irão acontecer de sexta à domingo em vários pontos da região, envolvendo: Polícia Ambiental, Companhia de Aviação da Polícia Militar (GRAER), Bombeiros de Campo Alegre, Grupo de Resgate GERAR (de Jaraguá do Sul) e o Grupo de Resgate em Montanha de Joinville (GRM).

A organização fica por conta da Polícia Ambiental e do Grupo de Resgate em Montanha de Joinville (GRM), tendo como responsável o Comandante da Polícia Ambiental, MAJ. Adilson Schlickmann Sperfeld. Neste simulado serão realizadas diversas atividades, figurando uma situação real de resgate. As atividades envolvem ainda deslocamento noturno na mata, resgate vertical de escaladores, instrução de atendimento pré-hospitalar tático (APH Tático), e outras ações de localização e remoção de vítimas em áreas remotas com o auxílio do helicóptero do GRAER.

O objetivo do simulado é aprimorar as técnicas empregadas em operações de busca e salvamento em áreas de montanha e mata, e permitir uma maior aproximação entre as diferentes entidades (públicas e privadas) que de uma forma ou de outra, são chamadas para realizar estas espécies de resgate em áreas remotas. Segundo a organização, quem ganha com isso é a coletividade, que poderá contar com equipes mais preparadas para a realização de resgates nas montanhas e matas da região.

Em caso de mau tempo as atividades serão transferidas para uma nova data.