PROJETO EMPOWERMENT: DO YOUR HISTORY.
O 9º ano é uma fase crucial na vida dos alunos, pois marca o término do Ensino Fundamental e a transição para o Ensino Médio, onde os alunos começam a moldar suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Compreender a importância de escolher uma profissão, mesmo que de forma inicial, é essencial para que os alunos tomem decisões mais informadas, planejem melhor o futuro e percebam a relevância de seus estudos.
O projeto visou sensibilizar os alunos sobre a importância de explorar suas habilidades, interesses e possibilidades, além de oferecer ferramentas que os ajudassem a visualizar seu futuro profissional de maneira mais clara e consciente. O presente projeto acontece há cinco anos e os alunos do 9º ano de 2024 fizeram parte da primeira fase em 2023.
OBJETIVOS
O objetivo principal foi orientar os alunos sobre a importância de começar a pensar na escolha profissional desde o 9º ano, preparando-os para o Ensino Médio e as futuras escolhas de carreira.
Os objetivos específicos foram: proporcionar autoconhecimento sobre habilidades, interesses e aptidões; apresentar diferentes áreas profissionais e suas respectivas exigências e formações; estimular a reflexão sobre o mercado de trabalho e suas demandas; desenvolver habilidades produtivas na língua inglesa, como a expressão escrita; escrever textos curtos e simples em inglês durante o processo de produção do trabalho; promover o diálogo com profissionais de diferentes áreas para esclarecimento de dúvidas, (prática essa feita com oito profissionais em 2023, quando os alunos frequentavam o 8º ano); desenvolver atividades práticas que auxiliassem os alunos na escolha de futuras profissões, prática esta efetivada com a visita ao Colégio Agrícola Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, em Rio Negro, Paraná, visita apoiada pela secretaria de educação, pais e gestoras.
EMPOWERMENT: DO YOUR HISTORY!
O projeto é desenvolvido desde 2019 na localidade de Bateias de Cima na disciplina de língua inglesa, sob orientação da professora Sonia Bernado Cordeiro, graduada em Letras (Português-Inglês-Espanhol) e especialista em metodologia do Ensino de Línguas e em Literatura Brasileira no Contexto da Literatura Universal.
O projeto foi dividido em quatro etapas, ao longo de quatro semanas. Cada semana teve uma abordagem específica com atividades, palestra, depoimentos gravados e discussões que visaram promover o engajamento dos alunos com o tema.
A primeira semana foi de autoconhecimento e interesses pessoais, onde os alunos revisitaram mentalmente as escolhas das profissões cogitadas no ano anterior. Alguns alunos mudaram de ideia sobre a profissão e novas profissões foram abordadas, assim como alguns alunos apresentaram questionamentos sobre qual profissão seguir e alguns ainda apresentavam dúvidas.
Na segunda semana, os alunos puderam ter contato com mais uma profissão, a da área de psicologia, dando sequência à proposta do ano de 2023. O objetivo foi apresentar aos alunos as diferentes opções de carreira, esclarecendo o que cada profissão exige em termos de estudo e habilidades e em 2024 dando continuidade aos trabalhos foi convidada a psicóloga, Dra Eduarda Fuckner Ottvagen para palestrar sobre a escolha das profissões e a trajetória dela até se formar em psicologia e exercer a profissão que escolheu. A doutora Eduarda visitou a escola e proporcionou momentos de introspecção expondo e ouvindo relatos dos alunos. Segundo os alunos, foi uma conversa esclarecedora que fez com que muitos olhassem para dentro de si e pudessem ver realmente que a escolha pela profissão ou por toda ação norteadora por parte deles, fosse feita sem culpas e medo de arrependimento pela escolha. A doutora Eduarda deixou os alunos mais tranquilos com a explanação e como todo o seu conhecimento na área. A doutora atende na Clínica Health, no centro da cidade e em São Bento do Sul, atendendo crianças, adolescentes e adultos. Os alunos gostaram muito da experiência!
A terceira semana teve como tema “Planejando o Futuro”, onde os alunos visitaram o Colégio Agrícola Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, em Rio Negro, com o objetivo de ajudá-las a traçar um plano para o futuro, entendendo os caminhos para chegar até a profissão desejada, mostrando a importância de se preparar desde cedo para as escolhas profissionais. Os alunos do 9º ano foram muito bem recebidos no colégio pelo professor e pelos alunos Erick Baumgartner, Alberto Kmiecik e Henrique Kosmala. Eles conheceram algumas atividades de campo e esclarecimentos sobre o funcionamento da instituição, sendo que há campo-alegrenses estudando lá. Valendo lembrar que a professora Sonia fez uma parceria com a ex-aluna da EMEB Paulo Fuckner, senhorita Ana Júlia Uhlig, que estuda no 1º ano do colégio Lysimaco Ferreira da Costa, ela passa a semana toda na instituição e regressa aos finais de semana para a localidade de Bateias de Cima. A Ana Júlia teve papel fundamental para que tudo desse certo na nossa visita e fez um depoimento encorajador aos alunos da Paulo Fuckner sobre a dificuldade de ficar longe da família, mas que sem sombra de dúvidas fez a escolha certa em sair da sua zona de conforto e buscar por seus sonhos e poder aplicar o aprendizado na localidade de Bateias de Cima, junto aos pais que trabalham com agricultura.
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DAS FAMÍLIAS NO PROJETO
Na sala de aula havia muitos pais empreendedores, dentre eles os pais do aluno Nicolas Simões, o senhor Dirceu Simões, que tem uma empresa chamada “Caixotes Simões”, na localidade de Mato Bonito.
Já o pai da aluna Luna Paulina Cavicchioni, senhor Edesio Cavicchioni apresentou aos alunos a empresa “Serraria Edesio Cavicchioni”, contou como está sendo toda a trajetória de trinta anos da empresa! Ele falou das dificuldades e das vitórias da empresa e incentivou a todos com seu relato que foi feito em vídeo, pois é um empresário conhecido por toda a comunidade.
A mãe da aluna Lara Tuigui da Cruz, senhora Luana Cavicchioni, tem uma microempresa chamada “Amor no Pote Mãe e Filha”, incentivando a filha a empreender desde cedo no ramo dos bolos de pote. Mãe e filha contaram a história da empresa através de um vídeo, a ideia surgiu quando a mãe não podia trabalhar fora porque os filhos eram muito pequenos, e trabalhando em casa poderia aumentar a renda familiar. Segundo relatos da mãe, as receitas são de família e até então eram feitas aos finais de semana transformando os momentos de feitio e degustação dos doces em memórias afetivas. Dessa maneira, nasceu a empresa, que a Lara fala com orgulho que hoje ajuda a mãe nas vendas e é empreendedora com planos futuros, pois com um pensamento empreendedor ela ajuda na produção, marketing e vendas, sempre junto da mãe. A empresa faz as vendas online e realizam entregas. O propósito é ter um espaço próprio para a empresa.
PRÁTICA
Na quarta semana foi proposta uma atividade escrita em inglês, onde cada aluno deveria criar um “mapa do futuro”, o qual deveria indicar as etapas que precisariam ser seguidas para alcançar a carreira dos sonhos, desde a escolha do curso no Ensino Médio até a formação universitária para aqueles que pensam em seguir estudando para a profissão que escolheram, haja vista que algumas profissões não necessariamente exijam graduação. Os alunos deveriam apresentar para a turma a proposta final para que posteriormente fosse criado um mural e apresentação, mural este que foi apresentado pelas alunas Lara Tuigui Cavicchioni e Luna Cavicchioni, na Mostra Pedagógica da escola. O objetivo dessa prática foi desenvolver nos alunos a noção de responsabilidade, planejamento de longo prazo, a importância de manter a mente aberta para novas possibilidades e de estar sempre preparado para mudanças ao longo da vida profissional.
RESULTADOS
No final do projeto, os alunos apresentaram maior clareza sobre suas habilidades e interesses pessoais, além de um entendimento inicial das opções profissionais que poderiam seguir. Eles também compreenderam a importância de um planejamento estratégico e consciente desde o Ensino Fundamental para alcançar seus objetivos de carreira.
A avaliação do projeto foi contínua e o resultado foi animador.
AGRADECIMENTOS
Toda proposta foi analisada e encaminhada para aprovação da gestão da escola e secretaria de educação, as quais deram total apoio ao projeto. Agradecimentos à Dra Eduarda Fuckner Ottvagen e aos pais empreendedores que compartilharam suas histórias de sucesso! Todos os pais tiveram importante papel no sucesso da prática proposta e os alunos foram comprometidos com o projeto, com a professora e com as metas a serem alcançadas! A professora Sonia parabeniza os alunos e todos os envolvidos direta ou indiretamente.
Texto Profª Sonia Bernado.