18ª Festa da Braspol acontece na próxima semana

Esse ano em especial também é comemorado os 145 anos da imigração polonesa no Brasil

Já tradicional no município, a Festa da Braspol acontece mais uma vez esse ano. No dia 31 de agosto, domingo, a 18ª Festa da Braspol, renova os laços da sociedade Brasil-Polônia, em Bateias de Baixo. A comemoração acontecerá no salão da Capela Sagrado Coração de Jesus. Será iniciada às 10h30min, com a Santa Missa Festiva, em homenagem a Nossa Senhora do Monte Carlo, a padroeira da Polônia. Dentro da programação, ao meio-dia será servido um delicioso almoço, também no salão paroquial, com gastronomia típica polonesa, além de pratos diversos. Logo após o almoço, a festa segue às 14h00hrs horas com um gradioso Show de Prêmios e uma animada tarde dançante.

Imigração Polonesa

A Polônia possui uma história de inúmeras guerras e invasões. Em 1795 estava sendo dividida em três partes, dominada pela Rússia, Prússia e Áustria. Estes países procuravam enfraquecer a cultura polonesa, com a proibição do ensino tradicional e do catolicismo, isso persistiu até 1918.

A imigração polonesa no Brasil se iniciou em 1869, juntamente com os poloneses natos que vieram às plagas da Terra de Santa Cruz. Na década de 1980 percebeu-se que a Comunidade de descendentes da imigração polonesa não possuía uma representatividade oficial, o que dificultava um relacionamento com órgãos oficiais. Assim, no dia 27 de janeiro de 1990, no Auditório da Universidade Federal do Paraná, mais de trezentas pessoas, descendentes de poloneses, reuniram-se para a fundação da Braspol. Optou-se por um sistema organizacional de reunir Clubes, Sociedades, Congregações Religiosas e especialmente formar os núcleos da Braspol, em todos os lugares onde houvesse descendentes poloneses. O objetivo principal da Braspol é preservar as tradições e costumes herdados.

O Brasil já contempla em 2014, o nascimento da Sétima Geração de Polônicos, ou seja, brasileiros de origem polonesa. Estima-se atualmente uma população polônica de 2.000.000 pessoas, distribuídas principalmente nos estados do sul do país.

Pode-se constatar que foi através do Estado de Santa Catarina que individualmente aportaram inumeros poloneses, que aqui vieram seguindo o caminho dos alemães e italianos e que posteriormente decidiu-se em solo catarinense um plano para fundar e criar colônias.

Desta forma, verifica-se que nas mais diversas localidades e cidades, os poloneses e seus descendentes com o esforço e perseverança coletiva da família, se integraram na sociedade catarinense contribuindo decisivamente para o seu desenvolvimento.

Sabedores da contribuição que os poloneses deram ao desenvolvimento sócio-econômico e que ajudaram na formação da paisagem catarinense, tanto pela agricultura, como pelas suas coloridas casas com lambrequins nas varandas, suas carroças enfeitadas, sua religiosidade, sua música e seu folclore, mais do que justo comemora-se neste mês de agosto de 2014, os 145 anos da imigração polonesa em Santa Catarina.

A Braspol, no distrito de Bateias de Baixo, tem como presidente Eliseu Dziedcz e como vice-presidente Romão Blaszkowski. E tem, na pessoa da Sra. Eulália Dziedcz, a idealizadora e peça chave para manter a tradição de pé

Museu Stolat

O Museu Stolat, em Bateias de Baixo, tem em seu acervo diversos objetos que fazem parte da história do município e da tradição polonesa. O museu tem hoje 18 anos e é mantido com recursos da Braspol e doações. Ele abre ao público todo último domingo do mês das 09h00hrs às 17:00 hrs. Stolat significa 100 anos em polonês, e é o cumprimento de aniversário tradicional.