AUTORIDADES SE REÚNEM E FORTALECEM MEDIDAS DA SEGURANÇA ESCOLAR

Na tarde desta segunda-feira (17), a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf e o vice-Prefeito Matheus Fuckner estiveram reunidos com representantes da segurança pública, educação, saúde, administração, conselho tutelar e legislativo  do Município, para tratar sobre as medidas de fortalecimento das ações nas unidades educacionais de Campo Alegre. Os trabalhos têm como objetivo proteger as crianças e profissionais das escolas e também dar tranquilidade aos pais dos alunos.

Durante o encontro a administração pública Municipal falou das ações que estão em processo de contratação e implantação para melhorar a segurança das unidades educacionais da rede Municipal de ensino, sendo uma delas a contratação emergencial de vigilantes para todas as escolas e CMEIS.

Será criado também um comitê com participação efetiva de membros dos diversos segmentos do Município, que irão se reunir periodicamente para discutir e tomarem decisões referentes às ações de segurança nas escolas.

Segundo a Prefeita, tais medidas serão realizadas em conjunto entre o poder público e os órgãos de segurança. “Iremos nos reunir freqüentemente para que possamos organizar ações de treinamento, capacitação, monitoramento e implementação de novas tecnologias para segurança no ambiente de ensino. Sempre friso que não é um trabalho de agora, pois desde o início de nosso governo pensamos em desenvolver iniciativas referentes ao tema, como a aquisição das câmaras de vigilância, reforma das escolas com melhorias nos acessos e agora, juntamente com os representantes da segurança pública, estamos criando novas estratégias para reforçar a proteção de todos”, destacou Alice.

Na oportunidade, durante a reunião, a Secretária de Educação Interina, Évilin Ferraz dos Santos Selke, também falou da importância da comunicação com os diretores, coordenadores, professores e pais que estão com medo de toda a situação ocorrida nos últimos dias e a importância de uma conversa das autoridades públicas e de segurança todos juntos, “fizemos um cronograma aqui e vamos marcar já a partir dessa semana reunião entre as comunidades escolares, pais e representantes das autoridades públicas e de segurança”, explica.

O Sgto. da PM de Campo Alegre, Saulo Rodrigo de Freitas, também comentou que as ações devem ser pensadas a curto e também longo prazo. “Todas estas medidas contribuem com a segurança da população e por isso, este trabalho em conjunto pode desenvolver ainda mais iniciativas pensando na proteção de todos neste momento, mas também aprimorar ainda mais o nosso trabalho no futuro”, salienta.

Disseminação de informações falsas

Outro ponto tratado na reunião foram as chamadas “Fake News”, criadas para causar pânico na população e também serem disseminadas nas redes sociais, contribuindo, infelizmente, com temor dos pais. “Precisamos ter uma gestão da informação, onde as pessoas precisam saber o que estão compartilhando. Essas situações complicam ainda mais os trabalhos das Polícias Militar e Civil, por isso precisamos que todos tenham consciência que disseminar estas mensagens estimulam o medo. Em todo caso deve-se comunicar os órgãos de segurança para que possamos investigar e assim, interceptar estas ações criminosas que só visam prejudicar o trabalho de todos”, disse o responsável pela Polícia Civil de Campo Alegre, Sandro Marcelo Pohl.

Rodrigo Munhoz