DIA DO CONSUMIDOR – PROCON

O Dia do Consumidor é uma data muito importante para o PROCON, pois representa uma oportunidade para conscientizar os consumidores sobre seus direitos e deveres, além de oferecer serviços e informações que possam ajudá-los a exercer sua cidadania de forma plena.

Neste ano, o PROCON de Campo Alegre aproveita esta data especial para deixar algumas dicas para as compras de páscoa a próxima data festiva que se aproxima.

Muito comum o aumento do consumo de pescados e chocolates e para evitar inconvenientes na hora das compras, siga algumas dicas:

1) Planejamento: Antes de ir às compras, faça uma lista do que deseja para não comprar por impulso, evitando prejudicar o orçamento.

2) Pesquisa: Compare os preços, faça orçamentos.

3) Armazenamento: Durante as compras, observe o local de armazenamento dos produtos e verifique a limpeza do ambiente. O chocolate, por exemplo, deve ficar longe de produtos de odor forte, especialmente os de limpeza, e de fontes de calor. Quanto aos pescados, observe atentamente as condições de armazenamento (evite pescados com cheiro forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas) pois são características de produtos impróprios para o consumo.

4) Embalagem: Leia cuidadosamente as embalagens, que devem conter em linguagem clara, informações como peso, quantidade, composição e características do produto. Lembre-se sempre de verificar o prazo de validade.

5) Brinquedos: Quando houver brinquedos acompanhando o chocolate, a embalagem deve apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e identificação da faixa etária indicada.

6) Produtos diet e light: Redobre a atenção e verifique na embalagem se realmente possuem porções reduzidas de açúcar e energia.

8) Importados: Devem apresentar informações sobre o produto em língua portuguesa, como identificação do fabricante/importador, país de origem, prazo de validade, composição, volume/quantidade, registro no órgão competente e outras informações obrigatórias.

9) Promoções: Confira atentamente a validade, pois alguns estabelecimentos costumam fazer promoção de itens que estão próximos de vencer. Conforme a Lei Estadual (nº 10.231/2014), o prazo de validade de produtos alimentícios com menos de um mês para o vencimento, comercializados mediante promoção/queima de estoque/com descontos atrativos, deve ser destacado.

A Coordenadora do PROCON, Kimili Ritieli Neuberger salienta a importância das orientações do PROCON para que o consumidor esteja sempre seguro na hora de realizar suas compras, “nosso papel é orientar a todos e dar mais segurança aos consumidores, para que possam realizar suas compras com tranquilidade e consciente de seus direitos e deveres,” destacou.

O PROCON Municipal de Campo Alegre fica localizado anexo ao CIAC, na Rua Jorge Lacerda, n°86, centro Campo Alegre/SC, ou pelo fone (47)3632-2482.