Agricultura orgânica impulsiona o turismo da região

A agricultura orgânica é uma forma de se produzir alimentos, fibras, plantas ornamentais e medicinais, entre outras culturas e criações, que favorecem a qualidade de vida e não utiliza agrotóxicos e substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Para que uma propriedade rural seja considerada orgânica, ela deve ser certificada.

Os agricultores de Campo Alegre e região receberam a certificação de qualidade na produção de orgânicos da Rede de Agroecologia Ecovida, por meio da Hortibento, possibilitando a venda formal dos produtos. “Esse processo já tem sido trabalhado há mais de um ano”, conta o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Campo Alegre, Gilson Brunnquell. Agricultores e apicultores foram beneficiados com o selo, que contempla tanto os produtores de frutas quanto os de verduras. Na manhã desta sexta-feira, 27, a coordenadora de turismo, Márcia Friedrich, entregou um banner ilustrativo para cada agricultor certificado, a fim de identificar em suas propriedades e na feira livre a qualidade de seus produtos.

De acordo com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campo Alegre, Edilson Pruckneski, “esse é um setor de grande relevância e potencial para o município, por gerar alimentos de qualidade e diversidade, gerar empregos no campo e ainda por colaborar na manutenção da biodiversidade local. Por isso, estamos nos aproximando dos agricultores orgânicos e oferecendo apoio àqueles que estiverem interessados em iniciar a produção de forma orgânica”, explicou.

Já para o engenheiro agrônomo o mercado cresce cada vez mais, principalmente na área turística. “O turismo é um grande mercado em potencial para o consumo dos produtos orgânicos na região. O produto, mais saudável e mais identificado com as características locais da agricultura familiar e do meio ambiente, desperta o interesse dos turistas. Essa é uma atividade com índice de crescimento anual entre 20 e 30%”, avaliou Brunquell.