EDUCAÇÃO INVESTE EM PAINÉIS SOLARES PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Na última sexta-feira (16), a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf acompanhada da Secretária de Educação, Carla Luciane Fuckner Kotovicz, e da Diretora de Transporte Escolar, Merenda e Manutenção das Unidades Escolares, Joelise lensen receberam na Prefeitura os representantes Silvano Rudnick, e o gerente Comercial, Fernando Victorino da empresa Iah Hel Sistemas de Energia Solar, que foi a empresa responsável pelo serviço.

O motivo do encontro foi avaliar os primeiros resultados dos investimentos em painéis solares para geração de energia elétrica, e logo no primeiro mês o resultado já foi considerado extremamente positivo. O primeiro prédio público a contar com a tecnologia foi à EMEB. Maria José Duarte da Silva Bernardes, onde mais de 630 alunos estudam.

Cerca de R$ 75 mil foram investidos no sistema, com 46 painéis solares, e a fatura de energia caiu de R$ 2 mil, para R$ 136. A escola consome em torno de 2.500 quilowatts de energia elétrica por mês. “No mês de funcionamento foram gerados 3.450 quilowatts de energia, algo em torno de 900 quilowatts a mais do que escola necessita. O excedente fica de crédito para a unidade“, explicou Fernando, destacando que no verão a geração de energia dos painéis compensa os meses de inverno.

Devido ao resultado, Alice pretende instalar a tecnologia para geração de energia em outras escolas de Campo Alegre. “Os investimentos compensam ainda mais que estamos falando de equipa- mentos com 25 anos de garantia que ficarão para as próximas gestões. Além do mais, estamos garantindo a geração de energia limpa e promovendo economia aos cofres públicos“, destacou a Prefeita, lembrando que Campo Alegre é pioneira na região quanto à instalação de painéis solares em escolas.

Para se ter uma idéia dos benefícios ao meio ambiente, os representantes da empresa explicaram que, desde que entrou em operação o sistema, em 14 de outubro deste ano, a geração de energia elétrica por meio do sistema representa um crédito de 6,78 toneladas em carbono. “Isso representa 371 árvores. Se fossemos fazer o comparativo com a geração de energia termoelétrica, por exemplo, isso significaria que a prefeitura economizou aproximadamente 2,75 toneladas de carvão“, disse Fernando.

Além das escolas, Alice analisa a possibilidade de instalar painéis de geração de energia solar em outros prédios públicos. A Prefeita informou que a licitação iniciou em lances de 98 mil, sendo que a empresa vencedora ganhou pelo valor de R$ 75.790,00. “Tivemos empresas de várias partse do país participando. Até ficamos surpresos com isso. Veio empresa até de Goiânia, do Rio Grande do Sul e Curitiba“, concluiu a prefeita.

Prefeitura Municipal de Campo Alegre