DECRETO ORIENTA QUANTO AO USO DE MÁSCARA

Nesta sexta-feira (03), a Prefeitura de Campo Alegre emitiu o Decreto Nº 14.848, que dispõe sobre o uso de máscaras de proteção facial, em decorrência do aumento de casos de síndromes respiratórias tais como: gripes, COVID-19, influenza entre outras.

O decreto leva em consideração o aumento na procura de atendimentos Médicos no Hospital São Luiz “Instituto Santé” e nas Unidades de Saúde do Município, em virtude dos casos de Síndrome Gripal, também o aumento de 164% nos pacientes que foram testados para COVID-19 nesta semana, em relação aos pacientes testados na semana anterior, além de outros fatores como a baixa procura pela vacina contra a COVID-19, dose inicial e de reforço e da vacina contra a “gripe – influenza”, uma vez que o Município não atingiu 50% do público alvo durante a campanha nacional de vacinação.

Outros fatores considerados foram a escassez de antibióticos e outros medicamentos ocasionada pela crise no fornecimento de insumos no território nacional e a elevada taxa de ocupação Hospitalar, em UTI”s (Unidades de Terapia Intensiva), Neonatal e Pediátrica que se encontram com a capacidade quase limite.

Com isso fica estabelecido no Município a partir do Decreto Nº 14.848, desta sexta-feira 03 de junho de 2022:

Fica obrigatório para os Funcionários, Pacientes usuários do Sistema Único de Saúde “SUS” e Servidores Públicos Municipais, o uso de Máscaras de Proteção Facial e adoção de medidas de higiene e etiqueta respiratória, higienizar as mãos com álcool 70% (setenta porcento) com frequencia, no Hospital Municipal São Luiz “Instituto Santé”, nas Unidades de Saúde, no Prédio Administrativo e no Transporte de Pacientes realizados pela Secretaria Municipal de Saúde;

Fica recomendado o uso de Máscaras de Proteção Facial, cobrindo o nariz e a boca, em todas as Unidades Escolares deste Município, inclusive no Transporte Escolar Municipal.

Recomenda-se também a adoção de medidas de higiene e etiqueta respiratória, como higienizar as mãos com álcool 70% ou com água e sabonete líquido com frequência, cobrir o rosto com o antebraço ao tossir ou espirrar e evitar compartilhar objetos de uso pessoal.

Prefeitura Municipal de Campo Alegre