TORNADO COM VENTOS DE ATÉ 94 KM/H EM CAMPO ALEGRE

Na tarde deste domingo (29) por volta das 17 horas, Campo Alegre foi acometida por um temporal acompanhado de muito vento o qual foi confirmado na tarde desta segunda-feira pela Defesa Civil do Estado como um TORNADO categoria F-0. As rajadas de ventos com intensidade aproximada de 15 a 26 m/s (de 54 a 94 km/h) à medida que se aproximava e atuava na cidade de Campo Alegre. Não se descarta que, pontualmente, estes valores de vento possam ter sido superiores aos citados.

O temporal causou diversos danos às famílias do Município, desta forma a Defesa Civil foi acionada e começou o trabalho acompanhada pelo corpo de bombeiros de Campo Alegre auxiliando as famílias atingidas distribuindo lonas e desobstruindo estradas e acessos de propriedades rurais onde árvores caíram com os ventos.

A Defesa Civil também agiu em conjunto com duas equipes da CELESC para reativar o mais breve possível o fornecimento de energia elétrica. Ontem mais de 1200 unidades consumidoras estavam sem luz. É importante manter o cuidado com a rede de energia elétrica e sempre considerar a rede ligada, não se aproximar de árvores ou outros materiais caídos na rede de energia elétrica pois pode acontecer da rede estar ligada e ser eletrocutado.

Já no início da manhã desta segunda-feira a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf e o Vice-prefeito Matheus Fuckner acompanhados pelos Secretários Adolar, Ruben, Artur, Ana Lúcia e pelas equipes da Prefeitura estavam em campo nas localidades mais afetadas que foram Bateias de Baixo, Bateias de Cima e Saltinho visitando as famílias e colaborando com a retirada de galhos, árvores e outros materiais.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil André Carlos Steffanes, diversas árvores foram arrancadas pelo vento e centenas de casas destelhadas. André e o Coordenador Regional da Defesa Civil, Antônio Edival Pereira visitaram as localidades registrando os estragos e estão trabalhando nos relatórios de informação de desastre e aguardando o relatório da Defesa Civil Estadual para que o Poder Executivo Municipal possa publicar o Decreto de Emergência.

Durante as visitas a Prefeita Alice muito sensibilizada com todos os acontecimentos lamentou as perdas, “graças a Deus não tivemos vítimas, mas é muito triste ver nosso povo passando por isso, ver essa tragédia, casas e barracões destruídos o trabalho e o suor do nosso povo e suas famílias sendo perdido. Que todos possam se recuperar e com muita garra seguir em frente”, afirmou.

Alice destacou também o trabalho da Defesa Civil, Bombeiros, Celesc e equipes da Prefeitura que estão trabalhando desde a tarde de domingo, “estamos trabalhando todos juntos para ajudar nossos campoalegrenses, logo iremos publicar o Decreto de Emergência e depois seguir todos os tramites para auxiliar a todos”, finalizou.

Defesa Civil

Moradores que identificarem danos podem entrar em contato a Defesa Civil que trabalha em regime de plantão 24 horas pelo telefone (47) 99149-4284 – com o coordenador André.

Assistência aos atingidos pelo temporal

No início do ano a Prefeita Alice criou o fundo compensatório para pequenos produtores rurais – agricultura familiar através da Lei nº 4.981 de 09 de fevereiro de 2022, a qual foi regulamentada pelo Decreto nº 14.769 de 02 de maio de 2022, para auxiliar os pequenos Produtores Rurais, garantindo seu sustento e de suas famílias, e recuperação de sua capacidade produtiva, nos casos em que suas unidades de produção tenham sido atingidas por desastres naturais provocados por fenômenos climáticos, tornando-as, temporária ou definitivamente, improdutivas.

Para requerer o benefício o Agricultor atingido deverá apresentar junto ao Serviço de Protocolo da Prefeitura um requerimento devidamente assinado junto a documentação necessária. Dúvidas e informações sobre a documentação necessária podem ser obtidas pelo telefone 3632- 1406 com Ruben na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.