ENSINO INTEGRAL EM CAMPO ALEGRE

Iniciou hoje (02) o ensino em período integral no Município, o projeto foi desenvolvido pela Diretora Pedagógica da Educação Infantil Évilin Ferraz dos Santos Selke juntamente com a Secretária Carla Luciane Fuckner Kotovicz, que assim apresentaram o projeto a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf e ao Vice-prefeito Matheus Fuckner, manifestaram apoio em dar início a implantação ainda nesse primeiro semestre do ano.

A Prefeita Alice acompanhada da Secretária Carla e da Chefe do Ensino Infantil Évilin estiveram no local acompanhando a chegada das crianças e ficaram muito animadas com a boa receptividade dos pais e alunos. “É uma alegria e satisfação poder proporcionar para nossas crianças do Pré I um ensino de qualidade. Agradeço a toda essa equipe maravilhosa da educação que não tem medido esforços para fazer sempre o melhor”, finalizou Alice.

De acordo com Carla a oferta do Período Integral na Pré-escola se faz com base na procura dos pais que possuem a necessidade e que seus filhos sejam bem assistidos garantindo o direito dessas crianças, “Futuramente e de forma gradativa vamos atender todos os níveis escolares do Município”, destacou.

O critério de seleção dos CMEIs para o Período Integral na Pré-escola é através de pesquisas realizadas com os pais. Com número mínimo de 15 (quinze) alunos e salas suficientes para esse atendimento. Hoje nosso CMEI Alegre Infância está iniciando nosso Período Integral como piloto, pois atende todos os critérios estabelecidos.

O Ensino Integral

As principais vantagens do projeto são o melhoramento do rendimento dos alunos, a liberação dos pais para o trabalho integral, suprir as necessidades de práticas de esportes, proporcionar melhor aproveitamento do tempo das crianças, afastá-las dos riscos sociais, possibilitar a orientação aos estudos e as tarefas, oferecer orientação nutricional com refeições administradas por Nutricionista e também melhorar a convivência familiar e desenvolver hábitos de higiene.

O objetivo do Período Integral é proporcionar, de forma lúdica e atrativa, o aprendizado no ambiente escolar. Um período com atividades dirigidas, e outro período para o desenvolvimento de projetos de acordo com a área de cada Professor, contendo em seus objetivos específicos, atividades lúdicas, período e local de realização das atividades planejadas e supervisionadas pelo Coordenador Pedagógico. A matriz curricular da Rede Municipal de Ensino parcial da Pré-escola vai seguir duplicada para o Ensino Integral, respeitando a rotina de descanso dos alunos e suas limitações para adaptação do ambiente escolar.