I CONFERÊNCIA DE SAÚDE MENTAL DE CAMPO ALEGRE

A Prefeitura de Campo Alegre por meio da Secretaria de Saúde, reuniu na última quinta-feira (28) no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson, 77 pessoas, representantes da sociedade civil e do poder público Municipal, onde realizou a I Conferência de Saúde Mental.

Logo na abertura do evento em sua fala a Secretária de Saúde, Rosana Emília Greipel reforçou a importância de se discutir sobre o tema e abraçar os cidadãos e familiares que necessitam de ações voltadas para a saúde mental. “A questão não está somente no paciente, quando alguém em casa adoece, toda a família adoece. Não podemos negar e nem ignorar o sofrimento e a insegurança dos familiares que tem pessoas acometidas por doenças mentais”, frisou.

A crise sanitária da Covid-19 gerou muitos impactos nas nossas vidas, a dor de quem não pode se despedir do ente querido, crianças que ficaram órfãs, as medidas de distanciamento físico e social geraram enorme sofrimento na sociedade, ocasionando o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas; a incidência de violência doméstica (abuso infantil e agressões às mulheres e às pessoas idosas), por exemplo. Governo e sociedade juntos, precisam garantir ações de acesso aos serviços e atendimento integral, para isso é necessário que as três esferas de governo, invistam na oferta de serviços. É necessário e urgente o aumento de investimentos por parte dos governos estadual e federal na saúde mental, pois é no município que o paciente está, “Hoje Campo Alegre dá o primeiro passo pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, finalizou Rosana.

O evento iniciou com a palestra sobre o tema “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, que foi ministrado pela Sra. Araci Gelbcke Wielewski, Pedagoga; Psicóloga; Especializada em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares; Saúde Pública; e Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.

Após o momento inicial, os participantes foram divididos em quatro grupos temáticos onde discutiram os eixos relacionados a conferência:

Eixo I: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania.

Eixo II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.

Eixo III: política de saúde mental e os princípios do SUS – universalidade, integridade e equidade.

Eixo IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial e pós pandemia.

Na Plenária Final, foram selecionados quatro delegados que irão apresentar as sugestões, propostas e melhorias, representando o nosso Município na Conferência Estadual, que acontecerá no mês de junho em Santa Catarina.

Rodrigo Munhoz