SETEMBRO AMARELO NAS ESCOLAS

A Secretaria de Saúde de Campo Alegre promoveu neste mês de Setembro ações relativa ao Setembro Amarelo, mês da campanha mundial de prevenção ao suicídio.

O psicólogo da secretaria Marco Aurélio Beckhauser esteve em algumas escolas da rede municipal de ensino para um bate papo e conscientização dos adolescentes sobre o tema, que terá continuidade com psicólogo Cassio Heiden Maoski também durante este mês de outubro.

Conforme a Secretária de Saúde, Rosana Emília Greipel, a ação reforça agora neste mês o assunto que deve estar sempre em pauta. “A campanha é importante durante seu mês de destaque, mas temos que estar sempre atentos com nossos familiares e amigos.”

Apesar de o assunto ser delicado, é importante conversar sobre o suicídio e maneiras como preveni-lo. Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário. De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.

Os alunos foram muito participativos e se mostraram bem interessados pelo assunto, conforme Marcos relatou aos adolescentes em sua fala, as causas do suicídio são variadas “todos demonstram de alguma forma o desejo de realizar o ato, é aí que nós devemos ficar atentos para orientar e ajudar no que for necessário.”

Em Campo Alegre caso alguém precise de ajuda deve procurar atendimento médico nas Unidades de Saúde do Município, na Assistência Social ou em casos mais graves atendimento médico de urgência e emergência do Hospital São Luiz.