CAMPO ALEGRE REGISTRA PRIMEIRO CASO DA VARIANTE DELTA

No início da noite de ontem, o município de Campo Alegre registrou o primeiro caso da variante Delta da Covid-19. Trata-se de um paciente do sexo masculino de 35 anos. De acordo com o setor de vigilância de saúde, o mesmo positivou para COVID-19 no mês de Julho. Durante o tratamento ele foi internado no Hospital São Luiz e conseguiu se recuperar sem seqüelas. Seguindo as orientações do Estado, na manhã desta sexta, o paciente foi entrevistado pela equipe de vigilância, para que fosse mapeada a origem do seu contágio. O paciente afirmou que durantes as semanas que antecederam os sintomas, esteve em outros três municípios, sendo que em um deles, já havia registros de casos da variante Delta.

A secretária de saúde, Rosana Emilia Greipel, solicita que mesmo com o avanço das vacinações, que hoje gira em torno de 73,98% de aplicações da primeira dose, e 28,70% com a segunda dose, que as pessoas continuem adotando os protocolos de segurança, com uso de álcool em gel, máscara e distanciamento social. “É fundamental que o paciente tão logo comece a sentir os sintomas de COVID, que procure atendimento médico e informe se esteve em outras cidades. No caso deste primeiro caso da variante, o contágio não ocorreu dentro do município” finalizou

Os exames

Todos os exames PCR são coletados e encaminhados para o LACEN em Florianópolis, o qual passa por analise e caso seja avaliado como suspeita da variante, é encaminhado para seqüenciamento no laboratório Fio Cruz no Rio de Janeiro. O resultado pode levar até algumas semanas para ser liberado.

 

Rodrigo Munhoz

Assessor de Comunicação Social

Prefeitura de Campo Alegre