Campo Alegre registra mais sete mortes de macacos por febre amarela

Campo Alegre registra mais sete novas mortes de macacos por contaminação pelo vírus da febre amarela. A informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica na última quarta-feira (17). O município contabiliza um total de 12 primatas mortos por febre amarela.

Os macacos foram encontrados nas localidades do Pirizal, Santo Antonio, Campestre, Salto, Lageado, Serrinha, Avenquinha e Lavrinha.

A morte do primata é um indicativo de que o vírus da doença está circulando no município e a única e melhor forma de prevenção contra a febre amarela é a vacinação. Assim, as autoridades de saúde do município reforçam o pedido para que as pessoas que ainda não tenham tomado à vacina realizem a proteção. 

A doença não é passada de macacos para os humanos. A febre amarela é transmitida por mosquitos em áreas silvestres e perto de matas, e a única forma de prevenção é por meio da vacinação indicada em dose única, para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos.

Em Campo Alegre já foram encontrados 114 bugios mortos. Quem encontrar macacos mortos na região deve imediatamente contatar com a Vigilância Sanitária do município, e não tocar no animal. O telefone é: (47) 3632-2408.

 

Gabriel Engler

Assessor de Comunicação Social

Prefeitura de Campo Alegre