Profissionais são capacitados pelo curso de Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes

Pensando em garantir maior proteção às crianças e aos adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, o Município de Campo Alegre realizou recentemente capacitação sobre Escuta Especializada. A atividade contou com a participação de profissionais de várias áreas e foi realizada no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johansonn.

O curso é uma realização em rede e envolveu diversos órgãos públicos dos municípios de Campo Alegre e São Bento do Sul, como as secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, Conselhos Tutelares, Polícia Militar e Civil, CRAS, CREAS, Serviço de acolhimento e Bombeiro Militar.

O objetivo é capacitar os profissionais, que trabalham nestas áreas, para cuidarem das crianças e dos adolescentes que sofrem com a violência sejam em casa, na comunidade ou na escola. Assim, estes servidores públicos estarão aptos a prestarem um serviço de qualidade em prol da escuta especializada, atuando na garantia de direitos da criança e do adolescente vítimas ou testemunhas de violência, por meio de medidas de assistência e proteção para as que mais precisam.

Isso porque, entende-se por Escuta Especializada o procedimento de entrevista sobre a situação de violência ocorrida com criança ou adolescente, perante o órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário. Por isso, escuta especializada e o depoimento especial será realizado em local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaço físico que garantam a privacidade da vítima.

A formação dos profissionais em Escuta Especializada segue pela Lei Federal nº 13.431, de 4 de abril de 2017, que entrou em vigor no ano passado. O objetivo dela é evitar questionamentos, que podem levar a criança ou adolescente a mudar os relatos dos quais foram testemunhas ou vítimas, assim como não fazê-los relembrar exaustivamente da situação de violência pela qual passaram, revivendo assim o trauma.