Eleitores Campo-alegrenses podem realizar agendamento para o cadastro biométrico

Cadastro será realizado no Cartório Eleitoral de São Bento do Sul

Os eleitores Campo-alegrenses devem procurar o Cartório Eleitoral de São Bento do Sul para realizar o cadastramento biométrico. Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

Conforme o relatório do Tribunal Regional Eleitoral (TER-SC), apenas 2.041 eleitores de Campo Alegre já concluíram o procedimento. O número equivale a 21,88% dos 9.327 votantes. Conforme a chefe do cartório eleitoral, Elizabeth Fae Dresch Nogueira, Campo Alegre precisa cadastrar já nos próximos meses, pelo menos, outros 2.623 eleitores para atingir a meta estipulada pelo TER-SC. “A campanha começará em junho e se prolongará em julho, agosto e setembro. Onde estaremos atendendo em regime de plantão nos sábados exclusivamente eleitores de Campo Alegre” adianta. O atendimento nos plantões ocorre das 14 às 18 horas.

Elizabeth diz que a partir desta semana o cartório inicia uma campanha de divulgação da nova etapa do cadastro biométrico, com a distribuição de folders nas escolas. “Estamos dando prioridade para Campo Alegre, os eleitores podem agendar pela internet ou pela central de atendimento do TRE-SC para atendimentos durante a semana, e exclusivamente pela central de atendimentos, caso o agendamento seja para sábado, nos plantões”, explica.

A chefe do cartório cita que em virtude da distancia de algumas comunidades interioranas de Campo Alegre até o centro de São Bento do Sul, onde o cartório está localizado, houve conversas com autoridades do TRE-SC sobre a possibilidade de instalação de um posto de atendimento em Campo Alegre para facilitar a vida dos eleitores. “Até conversamos com o Prefeito Rubens Blaszkowski sobre a necessidade de uma parceria para nos ceder o espaço e alguns servidores, o qual prontamente nos ajudaria na parceria. Porém o TRE-SC, após analises e estudos, optou em não entrar com uma revisão do eleitorado em nossa comarca, isso inviabilizou a instalação de um posto de atendimento no município de Campo Alegre”, explica.

Elizabeth conclui falando da importância de todos os eleitores ficarem atentos com o cadastro biométrico, lembrando que o agendamento é importante para agilizar o atendimento. “A vantagem que o eleitor que agenda o atendimento é atendido no horário, não precisando esperar a fila”, reforça.

Gabriel Engler