Médicas cubanas recebem homenagem da Administração Municipal

As duas médicas cubanas, Dra. Carmen de La Caridad Colino Martinez e Dra. Luz del Alba Savon Frometa, que atuaram em Campo Alegre pelo Programa Mais Médicos, receberam na manhã desta quarta-feira (28), no Gabinete do Prefeito uma homenagem do Governo Municipal. As profissionais foram afastadas das atividades por conta da decisão do Governo de Cuba de interromper sua participação no programa.

Conforme a Secretária de Saúde, Carolina da Costa Telma, Campo Alegre realizou a adesão ao Programa Mais Médico em 2013 e foi contemplado com dois profissionais médicos para suprir as necessidades do município. De 2013 a 2016 teve dois cubanos atuando no programa e em 2017, até o atual momento, duas profissionais, Dra. Luz e Dra. Carmen, também cubanas. “Campo Alegre teve o privilégio de receber excelentes profissionais que sem dúvida exerceram a suas funções de médicas com dedicação e humanização, atendendo os pacientes da melhor maneira possível. Campo Alegre perde duas profissionais muito dedicadas”, disse Carolina.

O Prefeito Rubens Blaszkowski, agradeceu o trabalho das médicas cubanas. “Em nome de nossos munícipes agradeço as profissionais pelo excelente trabalho prestado a população Campo-alegrense. O trabalho desempenhado pelas senhoras médicas foi fundamental para a saúde das comunidades em que atuaram”, disse.

O município já solicitou ao Ministério da Saúde a reposição dessas profissionais por médicos brasileiros conforme o novo edital lançado pelo governo federal no dia 19 deste mês.

Outra ação tomada foi o lançamento de edital público para contratação de médicos em caráter temporário até a reposição do ministério da saúde.

Gabriel Engler