Novembro Azul: Secretaria da Saúde promove diversas ações ao público masculino

Depois do “Outubro Rosa”, período dedicado à conscientização da mulher no combate a prevenção do câncer de mama, inicia-se a campanha “Novembro Azul”. Em Campo Alegre, a unidade de saúde central estará preparada no dia 24, sábado, das 08 às 12 horas para a realização de exames preventivos e orientações para os homens, especialmente sobre a importância do cuidado contra o câncer de próstata.

Serão oferecidos pela Secretaria Municipal da Saúde, gratuitamente, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite; aferição de pressão arterial, avaliação odontológica, revisão da carteira de vacinação, além da coleta de exame PSA (exame de sangue, indicado para prevenção do câncer de próstata) o qual será oferecido para homens acima de 45 anos que estejam em jejum.

A Secretária de Saúde, Carolina Telma, diz que, “o Novembro Azul tem o intuito de prevenir o câncer de próstata e promover mudanças de paradigmas no público masculino, incentivando o auto cuidado. A participação dos homens nesta campanha é fundamental para que o diagnóstico precoce favoreça as chances de cura”.

Gabriel Engler

Prefeitura Municipal de Campo Alegre