Campo-alegrenses participam da formação da Associação Acolhida na Colônia

Nesta quarta-feira, 25, aconteceu um grande encontro referente ao Projeto Acolhida na Colônia, onde estiveram participando os proprietários de estabelecimentos comerciais dos interiores de Corupá, Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho. Foi realizado um diagnóstico das propriedades e a escolha da diretoria que irá compor a Associação que irá reger os trabalhos do grupo.

O encontro foi sediado no salão Jungenhaus, localidade de Rio Casa de Pedra, na Colônia Olsen, município de Rio Negrinho. Mais de 50 pessoas dos quatro municípios que integram o Consórcio Quiriri estiveram presentes.

Cada família fez uma breve apresentação e logo após iniciou a explanação do projeto com palestras, diagnósticos das propriedades e viagens de intercâmbio.

A técnica do programa na cidade de Santa Rosa de Lima, Lucilene Assing, falou sobre os requisitos que as propriedades precisam cumprir para entrarem na acolhida. O primeiro é a não comercialização de produtos industrializados, como refrigerantes, chocolates e etc. o estabelecimento até pode ter as bebidas citadas, mas não pode ter propagandas destes itens.

O segundo requisito exige que a propriedade seja rural e familiar, e que os integrantes da família recebam os turistas. Já ultimo estipula que estes agricultores não utilizem sementes transgênicas nas plantações.

A diretoria da associação ficou composta da seguinte forma: Maria Almeri de Farias (coordenadora geral), Ivone Pscheidt (vice), Nazilda Terezinha Kalbush (finanças), Edson Luiz Mesnerovicz (vice de finanças), Cirlene Rosa (secretária), Danuzia Gruber (Vice-secretária), Carlito Scotini (coordenador técnico), Aline Braga Goto (vice-coordenadora técnica).

Já o conselho fiscal será formado por Dioneia Rodrigues dos Santos, Hariet Bruske e Salete Eligen, tendo como suplentes Luana Estela da Rocha, Janete Bruske e Dorilda Heiden.

A Secretária de Cultura e Turismo de Campo Alegre, Marília Scheffer, conta que no município tem 13 sócios fundadores e 6 sócios parceiros. “Somos a cidade com o maior numero de participantes. É extremamente positivo não só para Campo Alegre, mas para toda a região do Planalto Norte, a Acolhida tem o principio da sustentabilidade, valorizando cada vez mais a essência do agricultor, onde luta pelo da família priorizando a qualidade de vida”, disse.

 

Gabriel Engler

Assessor de Comunicação Social

Prefeitura de Campo Alegre