Estudante William Stominsky é o único de Campo Alegre a conquistar medalha na Obmep

O estudante da Escola Paulo Fuckner William Stominsky é o único Campo-alegrense que conquistou uma medalha na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep). Ele se classificou em 18º lugar e recebeu a medalha de bronze.

A prova foi realizada em 2017, mas a cerimônia de entrega da honraria aconteceu nesse mês de julho em Florianópolis. Após enfrentar duas etapas representando a Escola Municipal de Educação Fundamental Paulo Fuckner da localidade de Bateias de Cima, o jovem se classificou entre as melhores notas da avaliação.

A olimpíada estudantil nacional é destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental, ao 3º ano do ensino médio, reunindo candidatos de todo o Brasil.

Willian Stominsky, de 12 anos, contou que na preparação para a primeira fase da olimpíada escreveu todo conteúdo que seria abordado pela Obmep e também teve em sala de aula auxilio dos professores, para a segunda fase estudou no contraturno de suas aulas, onde contou com a ajuda da professora Suelen. “Estou muito feliz em ter alcançado a medalha de bronze, quero conquistar esse ano a medalha de ouro. Espero que Campo Alegre possa ter outros medalhistas na olimpíada”, disse Willian.

Conforme a Diretora, Simone Irene Fuckner Waltmann, William receberá por um ano um curso gratuito e uma bolsa no valor de R$ 100,00. “É um orgulho para nossa escola e também para o município a conquista alcançada por ele. É gratificante ver o empenho de todos os alunos e ver um aluno chegar nesse resultado. Destaco a importância do incentivo da família, parabenizo os pais do William que sempre o incentivaram muito, sempre presentes, aos professores que não medem esforços para ajudarem nossos alunos”, disse Simone.

A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep) é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Criada em 2005 pelo Impa, a Obmep tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos, promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento. A olimpíada de 2018 já está em andamento, mas a premiação será somente em 2019.

Gabriel Engler